O que são mapas Mentais?

Mapas Mentais são uma ferramenta muito simples -mas muito poderosa- de ordenação de idéias, usada em larga escala no mundo empresarial e corporativo -fora do Brasil- mas ainda é pouco compreendida em nosso país.

Você pode -- e deve -- usar Mapas Mentais ao criar (ou participar de) palestras, seminários, brainstormings, aulas, planejamento, solução de problemas, sessões de criatividade, reuniões, reportagens, investigações ... enfim, em todas as situações nas quais haja muitas idéias, conceitos e sequências de operações a serem organizadas e compreendidas.

A ferramenta é adequada para gestão de informações, brainstormings, visualização de conceitos macro-micro e para fazer resumos, relatórios, roteiros de palestras, compreensão e resumo de livros, atas de reuniões, estratégias de estudos e resolução de problemas.

O interessante é que os Mapas Mentais funcionam exatamente como o seu cérebro.
Onde encontrar ??
 No orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1187341
               http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11437278

Blog: http://www.mapeamentomental.blogspot.com/
Que tal no google: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&rls=GGGL%2CGGGL%3A2006-32%2CGGGL%3Apt&q=mapa+mental&btnG=Pesquisar&meta=



Anjos da Vida - Mais Bravos que o Mar

O grande nadador de resgate Bem Randall é o único sobrevivente de um acidente fatal causado por uma tempestade. Depois do acidente ele é enviado para ensinar, contra sua vontade, na Escola de Elite - o programa de treinamento que transforma jovens recrutas nos melhores e mais corajosos nadadores de resgate. Tomado pelo fracasso, Ben vira todo o programa de treinamento de cabeça para baixo com seus métodos inéditos e pouco ortodoxos de treinamento, mesmo ele tendo consciência de que, um dia, seus alunos terão que tomar a difícil decisão entre quem vai viver e quem vai morrer.

Mensagens Instântaneas...



Desde o lançamento do YouTube Brasil há várias semanas atrás, eu tenho passado bastante tempo navegando no site em busca de vídeos divertidos. Eu também tentei buscar por vídeos relacionados a alguns dos meus assuntos favoritos; um desses assuntos é o orkut. Quando eu achei este vídeo, cujo título é "Mensagem Instantânea", imediatamente adicionei-o ao meu perfil do orkut para compartilhar com meus amigos, pois eu achei o vídeo muuito engraçado. Como eu estava curiosa sobre o vídeo, entrei em contato com o diretor, Amilcar Oliveira. Ele me contou que há cerca de um ano atrás, inscreveu o vídeo no Festival do Minuto 2006 cujo tema era "Comunidades na Internet". O orkut era um tópico que tinha um certo apelo romântico, pois Amilcar havia conhecido sua esposa no site. Ele escolheu criar este curta porque ele queria mostrar como a internet está presente em nossa vida diária, influenciando o modo como nos comunicamos, conhecemos e interagimos com as pessoas. Eu acho que ele fez um grande trabalho em demonstrar o poder do orkut, sem mostrar a palavra "orkut" na tela do computador -- impressionante! Mais impressionante ainda é que ele gravou a cena, editou a trilha sonora e finalizou o filme em apenas 6 horas. E isso custou a ele menos de 40 reais (que foi o que ele gastou com a cerveja)!


Permalink | links para este post |

Samba Rock..

Sou um daqueles caras que odeia pagode, mas o ritmo do samba rock é muito bom. Escuto direto Clube do Balanço e outros caras..Num domingo perdido em casa o Faustão ( serviu para algo) apresentou uma banda carioca, muito boa, chamada Mané Segaz...E hoje enquanto teclava com minha querida, e escutava meus cd´s comecei a vasculhar no orkut por mais mp3´s e encontrei o seguinte blog:
http://www.naondadosambarock.blogspot.com/
Tem bastante vinil das antigas ripados..

TERAPIA DO AMOR..

Terapia do Amor (Prime, 2005) »
Direção: Ben Younger »
Gênero: Comédia/Drama/Romance »
Origem: Estados Unidos »
Duração: 105 minutos »
Sinopse: David Bloomberg (Bryan Greenberg) é um jovem pintor que se apaixona por uma mulher quinze anos mais velha (Rafi Gardet, interpretada por Uma Thurman) e tem de lidar com a situação. Destaque para Meryl Streep como Lisa Metzger, no elenco coadjuvante.

Como a modernização e a tecnologia influenciam nas relações humanas

Autores: Shani Falchetti e Raphael Henrique Castanho Di Lascio


fonte: http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_artigo_licenciatura.php?codigo=TL0002&area=d9

O presente artigo aborda, questões pertinentes à modernização e a tecnologia, seus avanços e influências no cotidiano do ser humano. A Revolução Industrial tornou as organizações maiores e mais complexas, trazendo consigo avanço tecnológico e uma visão focada para a lucratividade e produtividade, onde homens já não identificam-se com o produto de seu trabalho. Cada vez mais percebemos em nossos lares e local de trabalho, as amarras da tecnologia bitolando fortemente o ser humano, individualizando-o, dificultando seu contato e relacionamento com os demais, mutilando indiretamente a criatividade, a imaginação, a percepção e a espontaneidade. Uma grande parte de nossas vidas é gasta nos domínios da conformidade; estamos sujeitos à considerável manipulação e ajustamento, e é bem possível que muitas das escolhas que nos estão abertas, são mais aparentes do que reais. O homem vai deixando de lado sua capacidade criadora para tornar-se a "engrenagem de uma máquina". A experiência do homem urbano, metropolizado, funde-se com a tecnologia moderna. Mudanças na estrutura urbana, na arquitetura, nos meios de comunicação e no transporte de uma sociedade midiática correspondem à nova estrutura da vida. Parece que o ritmo das máquinas impõe um novo ritmo e um novo tempo para o ser humano.

Há pouco mais de cem anos o Brasil era um país predominantemente agrário. Ainda que as cidades existissem e que algumas fábricas pudessem ser encontradas em certas regiões do país, a paisagem rural foi largamente preponderante até 1870 pelo menos. A riqueza brasileira provinha até então, principalmente da agricultura e da exportação de produtos agrícolas. Senhores de terra e escravos constituíam as camadas sociais mais importantes, embora um contingente de população livre se tornasse gradativamente expressiva a partir de 1850, quando o sistema de produção brasileiro, herdado do período colonial, entrou em colapso com a extinção do tráfico negreiro, entre outros fatores (DECCA, 1991).
Ao longo do século XIX o mundo rural prevaleceu sobre o mundo urbano no Brasil, ainda que, na Europa, a produção industrial e a vida urbana já fossem realidades significativas desde os fins do século XVIII. A chamada Revolução Industrial havia alterado os rumos do desenvolvimento sócio-econômico europeu: a fábrica mecanizada modificara e remodelara não só as formas de produção e de trabalho mas a própria organização social. Iniciado na Inglaterra, o processo de mecanização da produção se estendeu pela Europa, tornando-se a fábrica centro decisivo para a economia e para o poder e a dominação da burguesia. A fábrica generalizou-se enquanto sistema de produção, aparecendo, com sua implantação, novas formas de pensar (DECCA, 1991 p. 03).
Nas décadas finais do século XIX no Brasil, transformações econômicas e sociais propiciaram as condições necessárias para a industrialização (processo social em que a fábrica ocupa o lugar central) e para um desenvolvimento urbano acelerado. Pequenos núcleos urbanos e cidades se expandiram, enquanto novos centros urbanos se formaram; as chaminés de fábricas e conjuntos industriais os povoaram, modificando-lhes a feição pacata e imprimindo-lhes outro ritmo de atividades. Novas formas de vida surgiram ao lado de formas de viver do mundo agrário, existentes desde há muito tempo (DECCA, 1991).
O domínio das forças naturais pelos novos processos técnicos exigiu esforço coletivo e conjugado de numerosas equipes de trabalhadores, e, essas equipes estavam sempre em função de um equipamento, uma máquina. O trabalho urbano era bastante heterogêneo; operários industriais e urbanos, trabalhadores assalariados ou independentes, operários de grandes e pequenas indústrias, de oficinas de tamanho médio ou de "fundo de quintal" (DECCA, 1991).
A atividade industrial, sempre crescente, era conduzida fundamentalmente no interior de empresas de pequeno e médio porte, ainda que as grandes fábricas existentes concentrassem o maior número de operários e a maior quantidade de capital, sendo responsáveis também pela maior parte da produção industrial. Nossa indústria era bastante setorizada. Haviam vários ramos industriais. A divisão de tarefas e a especialização pela atividade desenvolvida, era de extrema importância para originar uma produtividade mais acelerada. Do artesão de "fundo de quintal" que desenvolvia as etapas para a confecção do seu produto, passou-se a subdivisões de tarefas onde cada funcionário desempenhava uma atividade específica de uma das etapas da confecção. A agilidade era cobrada pelos donos das fábricas, o homem começou a ser apenas uma das "engrenagens de uma máquina" (DECCA, 1991).
MARK1 (1960, citado por DECCA,1991) pensador do sistema capitalista, observou o processo de trabalho no artesanato, na manufatura e na grande indústria. Notou que no artesanato e na manufatura "o trabalhador se servia de sua ferramenta, enquanto na fábrica ele passava a servir à máquina". Se o trabalhador detinha antes o controle sobre o processo e as condições de trabalho, com a mecanização da produção, no sistema de fábrica, esse controle escapou de suas mãos. Na verdade, o trabalhador foi submetido e dominado por suas condições de trabalho.
Com a fábrica houve dependência crescente do trabalho diante do capital, o qual passou a desempenhar cada vez mais funções de coerção e disciplina. É o ponto de partida para um sistema de vida associativa que exige condições psicológicas novas e compreensão do sentido da sociedade para o resultado comum.
O produto deixa de ser fruto direto do produtor individual para converter-se em produto social, em produto comum de um operário coletivo; isto é, de um pessoal trabalhador combinado, cujos membros intervêm mais ou menos diretamente no manejo do objeto sobre o qual se exerce o trabalho. Agora, para trabalhar produtivamente já não é necessária uma intervenção manual direta no trabalho; basta ser órgão do operário coletivo, executar qualquer das funções desdobradas (AGOSTI, 1970, p. 49).
Atualmente, há máquinas industriais de enorme potencial produtivo estabelecidas sobre modificações tecnológicas. Nossa engenharia possui amplos e detalhados conhecimentos sobre as características da máquina, indo até o seu botão de acionamento-ponto no qual o operador entra em contato com ela. O operador é considerado dependente variável; espera-se que ele se molde e adapte-se com as necessidades e imposições da máquina. Pergunta-se então: a que preço? Ao preço de um homem despojado de sua liberdade, de sua dignidade; um homem condicionado, um homem-massa, incapaz de ação original, de criar, ampliar e pensar... apenas decorar e agir.
Tudo isso parece inferido das afirmações de FREUD2 (1924, citado por AGOSTI, 1970) em sua "Psicologia das Massas", quando afirma que o homem, ao pertencer a uma massa organizada desce vários degraus da escada da civilização.
É definitivamente a imunidade de um sistema que ao separar o homem do produto de seu trabalho, ao limitá-lo em sua função criadora, mediante a fragmentação de suas práticas de trabalho, faz com que o trabalho, que é uma condição essencial do homem, converta-se no seu castigo. Segundo (SPRANGER, 1970) um dos sintomas da crise do homem é a divisão do trabalho, que dispersa as forças do indivíduo e assume proporções funestas, fazendo com que o homem deixe de ser pessoa para converter-se em "rodas movidas de fora".
A velocidade das técnicas leva a uma unificação do espaço, fazendo com que os lugares se globalizem. Cada local, não importa onde se encontre, revela o mundo, já que os pontos desta malha abrangente são susceptíveis de intercomunicação. McDonald's, Coca-Cola, cosméticos Revlon, calças jeans Ellus, televisores Toshiba, chocolate Nestlé, tênis Reebok.... Familiaridade que se realiza no anonimato de uma civilização (ORTIZ, 1994).
Qual a questão mais vital para as empresas hoje? Capital? Estratégia? Produtos Inovadores? Tecnologia de Ponta? São todos eles, itens poderosos. Mas subitamente perdem a intensidade e a força quando confrontados com outro tópico: o talento. Nada é tão vital na agenda das empresas hoje como o talento.
O movimento de valorização das relações humanas no trabalho surgiu da constatação da necessidade de considerar a relevância dos fatores psicológicos e sociais na produtividade. As bases desses movimentos foram dadas pelos estudos desenvolvidos pelo psicólogo Elton Mayo (1890-1949), seu estudo veio demonstrar a influência de fatores psicológicos e sociais no produto final do trabalho. Como conseqüência passou-se a valorizar as relações humanas no trabalho.
Mas até que ponto essa valorização é efetivada?
Na era da modernidade, competitividade, produtividade e lucratividade onde enquadra-se a figura humana, o funcionário, suas necessidades, restrições e bem-estar. Mesmo hoje, quando pratica-se a Gestão de Pessoas, ainda temos empresas que utilizam Gestão de Recursos Sub-Humanos, com funcionários sujeitos a mais de 10 horas de trabalho diário e péssimas condições de trabalho (DI LASCIO, 2001, P.11).
O fator humano está sendo deixado em segunda, terceira ou quarta opção; para algumas empresas poder-se-ia afirmar que é visto sob uma perspectiva de engrenagem, em outras palavras comparado como uma máquina.
Segundo DI LASCIO (2001), O Psicólogo do Trabalho e Organizacional vêm se preocupando com estas questões, pois o volume de pessoas com estresse ou outros problemas como depressão, causados por essa pressão contínua e excessiva, está aumentando assustadoramente. Na psicologia encontra-se muitas informações, técnicas e instrumentos que podem melhorar as relações e o ambiente de trabalho do indivíduo, seja em seu relacionamento interpessoal ou nas atividades de grupos de trabalho, pois acreditamos e queremos que o indivíduo venha a ser mais produtivo mas de forma natural e criativa.
Queremos que o trabalho se transforme em fonte de prazer e bem estar e não de pesadelo. Ser humano trabalhador, sempre terá para nós muito mais valor que a tecnologia, a máquina ou o computador, já que não existe nada que o substitua, por mais que tentem (DI LASCIO, 2001, p.11).
O condicionamento se desdobra através do tempo e da tecnologia. A rede se estende, a descentralização alastra-se geograficamente, abrange nações e vai ocupando os continentes. O ser humano passa pela massificação anônima para a atomização solidária através dos meios. Há velocidade em tudo, a internet, o fax, o telefone, o avião, o jato... vão derrubando fronteiras nacionais e tornando obsoletas as organizações locais. A roda, a bicicleta e o avião, fases iniciais de universalização. A medida que a automação se impõe, torna-se óbvio que "informação" é a mercadoria fundamental, e que os produtos sólidos são puros incidentes no movimento de informação (FIORE, 1969).
A rede, a teia eletrônica, vai desenvolvendo áreas cada vez mais amplas do planeta. Jogos e esportes simbólicos da vida, a morte de uns e a prevalência de outros. A máquina de escrever e o computador, o telex e o telefone, a vitrola e o cinema, o rádio e a televisão, a carta e o e-mail, as armas e a automação.
O homem vai sendo mudado, ocupa seu planeta como espécie. Os jovens reagem ao vazio de uma educação superada. Nada tem a ouvir ou dizer a uma sociedade robotizada e buscam comunicação não verbal na música e na dança. Daí, o espectro do desemprego e da ausência de propriedade na era da eletricidade. Riqueza e trabalho tornam-se fatores de informação, e estruturas totalmente novas são necessárias para dirigir um negócio ou relacioná-lo com mercados e necessidades sociais. A insensibilidade coletiva em relação aos efeitos da tecnologia e dos meios impede a tomada de consciência sobre como eles atuam. A elevada aceleração dos processos, talvez provoque as mudanças que hoje não se processam na consciência do homem. E, em tudo isso, o homem, eterno ou moldado, como fica ante o novo mundo que ele próprio organiza sem saber (FIORE, 1969)?
O processo de tecnologia de nosso tempo está remodelando e reestruturando padrões de interdependência social e todos os aspectos de nossa vida pessoal. Por ele somos forçados a reconsiderar e reavaliar, praticamente todos os pensamentos, todas as ações e todas as instituições. Tudo está mudando dramaticamente.
O processo mais atingido da observação tornou-se completamente irrelevante nestes tempos novos, porque se baseia em reações psicológicas e conceitos condicionados pela tecnologia de outrora – a mecanização.
Confusões inumeráveis e um profundo sentimento de desespero emergem invariavelmente nos períodos de grandes transições tecnológicas e culturais. O nosso, é o tempo de romper barreiras, de suprimir velhas categorias, de fazer sondagens em todas as direções.
Hoje, dominar os recursos tecnológicos genéricos e específicos da empresa é requisito essencial para que os profissionais contribuam para a competitividade dela no mercado. Entretanto, esses mecanismos, quando mal utilizados pelos funcionários, podem trazer resultados inversos. Para evitar o problema, é preciso que os funcionários possuam um perfil de adaptação a esses recursos, para que saibam operá-los de forma correta e assim promover o crescimento da organização. Mas o que fazer para adaptar os funcionários ao perfil exigido pelas atuais soluções tecnológicas implantadas pelas empresas? Será que está havendo tempo, em meio a corrida acelerada para a obtenção de lucro, de preocupar-se com o ser humano?
Segundo FIORE (1969), os sistemas de circuitos elétricos derrubam o regime de "tempo" e "espaço" e despejam sobre todos nós instantaneamente e continuadamente as preocupações, todos os padrões de trabalho fragmentado tendem a combinar-se mais uma vez em "papéis" ou formas de trabalho comprometidos e exigentes. A fragmentação das atividades, nosso hábito de pensar em pedaços e partes – a "especialização" – refletiram, passo a passo, processo de departamentalização linear inerente à tecnologia do alfabeto.
A modernização e tecnologia entrelaçam os homens uns com os outros. As informações despencam sobre nós, instantaneamente e continuadamente. Tão pronto se adquire um novo conhecimento, este é rapidamente substituído por informação ainda mais recente. Nesse mundo, eletricamente configurado, forçou-nos a abandonar o hábito de dados classificados para usar o sistema de identificação de padrões.
SCHWEITZER3 (1948, citado por MESQUITA, 1978) afirma que as afinidades com o nosso próximo desapareceram. Estamos a caminho franco da desumanização. Onde a idéia de que a pessoa como pessoa nos deva interessar periclita; periclitam também com ela a cultura e a moral. Daí, para a desumanização completa da vida pouco vai: é questão apenas de tempo.
Nossa cultura oficial se esforça para abrigar os novos meios a fazerem o trabalho dos antigos. Atravessamos tempos difíceis, pois somos testemunhas de um choque de proporções cataclísmicas entre duas grandes tecnologias. Abordamos o novo com o condicionamento psicológico e as reações sensoriais antigos. Esse choque sempre se produz em períodos de transição.
À medida que novas tecnologias entram em uso, as pessoas ficam cada vez menos convencidas da importância da auto-expressão.
Antigamente, o problema era inventar novas formas de economizar trabalho. Hoje o problema inverteu-se. Agora temos que ajustar-nos e não mais inventar. O trabalhador individualmente está fragmentado, sendo executor de uma tarefa simples e rotineira. A mecanização da produção reduziu o trabalho a um ciclo de movimentos repetitivos.
Será que as pessoas estão preparadas para absorver a quantidade e a qualidade de tecnologia que está sendo gerada atualmente? Quem trabalha com essa tecnologia está devidamente integrado a ela ou tem uma visão limitada, que permite apenas a utilização parcial dessas novas ferramentas? Ou serão apenas acionadores de um botão?
Segundo STAREPRAVO (s/d), no mundo atual, ironicamente protestamos contra o desperdício de recursos naturais. Gastam-se milhões para proteger ou preservar estas riquezas, sem se levar em conta o próprio desperdício humano. Desperdício de capacidade, habilidade e talentos, o grande desperdício de nossos próprios recursos pessoais. Cada indivíduo é uma fonte inesgotável destes recursos, e para que eles funcionem, nos ajudando a conquistar novas metas, é suficiente reconhecê-los, e decidir usá-los através do esforço individual.
A maioria dos psicólogos é de opinião que a maior parte das pessoas se subestima, e tem um conceito pobre de si mesma e é este conceito negativo sobre si mesmo, que restringe sua percepção, castra seus ideais e as impede de ver o que lhes foi destinado. Na verdade, somos possuidores de uma enorme quantidade de atributos, capacidades, habilidades e talentos que jazem inativos no mais profundo do nosso ser. Vivemos hoje, numa dinâmica, numa concorrência muito grande, a tal ponto que: "quem correr será alcançado. Quem parar será atropelado e esmagado pelo choque do futuro". Só quem desenvolver altíssimas velocidades conseguirá distanciar-se dos limites (STAREPRAVO, s/d).
De acordo com DIMITRIUS e MAZZARELLA (2000), na vida moderna a deterioração tanto da relação quanto dos valores humanos é nítida. Cresce continuamente a solidão nas grandes cidades, tornando-se motivo de sofrimento para muita gente. De outro lado, os grandes valores eternos da humanidade: a beleza, a verdade, o amor...., estão sendo eliminados, oprimidos pela tecnologia e frieza de uma certa ciência fundamentada num cartesianismo já quase obsoleto.
Segundo DIMITRIUS e MAZZARELLA (2000), estamos em contato com as pessoas do outro lado da cidade, do outro lado do país, ou até mesmo do outro lado do mundo. Mas nosso contato normalmente não é pessoal. Os mesmos avanços tecnológicos que nos permitem um acesso tão extraordinário aos outros cobraram um preço – fizeram com que as conversas cara a cara passassem a ser relativamente raras. Por que se reunir pessoalmente com um cliente se você pode ligar para ele, enviar um e-mail, um fax, deixar recado na secretária eletrônica...? Qual é a diferença desde que a mensagem seja transmitida? Tudo está baseado na palavra estéril e gerada eletronicamente, sem o beneficio de ver a pessoa ou de falar com ela." As pessoas que vivem nas grandes cidades são ensinadas desde crianças a desconfiar dos estranhos, como fica então o relacionamento pessoal?
As formas de comunicação não são todas iguais. Há várias opções de pedir um favor a um colega. Posso ir até a sala dele e falar-lhe pessoalmente; nesse caso conseguir-se-á julgar acuradamente a sua resposta. Talvez ele diga sim alegremente. Ou então, ele pode dizer sim e ao mesmo tempo se retrair. Ou pode dizer não, mostrar claramente suas respostas. Existe muita possibilidade de reações que eu posso ver se estiver na presença dele. (DIMITRIUS; MAZZARELLA, 2000, p. 06)
Com efeito, alguns trabalhos, mais particularmente do psicólogo Abraham Maslow, colocam em relevo a importância dos valores superiores na vida humana, no trabalho, no lar, na amizade ou mesmo nas relações do homem consigo mesmo.
Assim sendo, o trabalho humano e a vida interior, quando realmente bem sucedidos, assumem um caráter trans-pessoal. Acima dos papéis sociais aprendidos, acima dos condicionamentos que moldaram o nosso comportamento, existe um encontro da essência dos seres.
Se olharmos todos os setores da vida moderna, verificaremos que o homem já não pode trabalhar sozinho. A divisão do trabalho e a especialização cada vez maior, o tornam dia a dia mais dependente de seu grupo, e conseqüentemente dos indivíduos que o compõem.
Certos empreendimentos fracassam, apesar de disporem de instalações materiais ideais, da mais perfeita maquinaria, porque a equipe falhou, embora inicialmente, trabalhassem com entusiasmo, é que foi ocasionado, à medida que surgiam dificuldades de ordem pessoal, desentendimentos, falta de disciplina e ciúmes. É mera ilusão pensar que a vida em grupo consiste simplesmente, em juntar indivíduos com a finalidade de atingir um objetivo comum.
Há alguns anos grande grupo industrial resolveu instalar uma fábrica. Mandou comprar maquinaria das mais modernas, instalando-a um prédio planejado pelos melhores arquitetos. Hoje, esta indústria está em fase de desagregação, os seus dirigentes perderam o controle da situação. O que aconteceu foi o esquecimento total, por parte dos dirigentes, de que a indústria é dirigida, mantida e controlada por homens. Esqueceram que ao lado do fator maquinaria e instalação existe o fator humano (WEIL, 1982, p.21).
Por muito tempo acreditou-se, que o maquinismo e a economia resolveriam o problema da produtividade. A experiência mostrou que isto não é verdade. A multiplicação dos acidentes de trabalho, o aparecimento de doenças profissionais, os fracassos de indivíduos inaptos, os problemas de relações humanas (atritos, rivalidades, ciúmes, incapacidade de dirigir) levaram empreendimentos promissores a fracassos totais. Além disso, por conseqüência da divisão do trabalho, o ser humano já não sente mais a mesma razão de trabalhar que antigamente era a satisfação de admirar obras criadas pelas próprias mãos utilizando sua criatividade. O estímulo de outrora não pode ser mais o estímulo de hoje, diante da monotonia de seu trabalho sem objetivo aparente, o homem está se tornando cada vez mais, peça de uma engrenagem, autômato, escravo, técnico.
De acordo com WEIL (1976), o estudo do fator humano nas organizações pode ser dividido em três partes principais.
1) Adaptação do homem ao trabalho:
É possível, hoje, com relativa facilidade, por meio de exames psicológicos, classificar as pessoas em função das suas aptidões, gostos, interesses e personalidade. Colocando "cada macaco no seu galho", como diz a gíria, consegue-se tornar o ser humano mais feliz e a organização mais produtiva. De outro lado, a promoção e o aperfeiçoamento do pessoal em exercício constituem excelente estímulo para todos que queiram progredir na vida.

2) Adaptação do trabalho ao homem:
O ambiente físico de trabalho, a maquinaria, as instalações em geral, têm de ser adaptadas ao homem. Sabe-se hoje, por exemplo, que a produção aumenta com paredes pintadas de cor verde ou amarela. A cor cinza ou escura, ao contrário, deprime e provoca diminuição do rendimento. A cor vermelha é mais estimulante que a primeira, porém, provoca, ao longo do tempo, cansaço e irritação.

3) Adaptação do homem ao homem:
O ambiente de trabalho deve ter confiança mútua e respeito humano. Sabe-se hoje que uma pessoa que faz uma coisa ciente da importância do seu trabalho e do seu respectivo valor, produz muito mais do que uma pessoa da qual se pede simplesmente obediência.

Um psicólogo americano não especificado afirma: "Você pode comprar o tempo de um homem; você pode comprar a presença física de um homem em determinado lugar; você pode igualmente comprar certa atividade muscular, pagando-a por hora, mas você não pode comprar entusiasmo, iniciativa, lealdade, devoção de corações, de espíritos.... Essas virtudes você deve conquistá-las".
O ritmo e a complexidade dos processos industriais são muito amplos: a maquinaria não pode ser simplesmente desligada e abandonada; as turmas de revezamento esperando, desocupados por sua vez de trabalhar, estão se tornando mais raras. Os trabalhadores, homens e mulheres, não podem perder tempo se deslocando a sanitários, lavatórios, refeitórios ou cantinas distantes; nem sequer devem ficar inutilmente esperando, ao se apresentarem para trabalhar (McCULLOUGH, 1973, p. 01).
A psicologia organizacional busca enfatizar e abordar este ser humano, este homem que por muitas vezes está esquecido e sufocado atrás da tão falada tecnologia e que na verdade é o principal fator para qualquer avanço, lucratividade, expansão. Pensa-se que o trabalho e o ato de trabalhar precisam caminhar juntos, rumo ao objetivo de satisfazer tanto as necessidades da empresa quanto às necessidades do ser humano, tendo um significado e um sentido para ambos.
O estudo do fator humano e a resolução dos problemas atinentes a este, não podem mais ficar ausentes da organização moderna, as funções estreitamente definidas devem ceder lugar a uma série contínua de processos que aborde como as pessoas ingressam na organização, como evoluem dentro dela, como seu desempenho pode ser maximizado e por fim como deixam a organização (WEIL, 1982).
Estamos inseridos na era da modernização, do avanço, da conquista, do lucro, da informação, da máquina, da velocidade, onde as demandas tecnológicas e econômicas pressionam a indústria, necessariamente, à emergência de novos instrumentos, novas técnicas e novos sistemas. Elas exigem, também uma nova necessidade de estruturas racionalizadas e outras inovações organizacionais. Tanto o controle mais estreito feito por técnicas e sistemas mais sofisticados, como a expansão do tamanho das empresas tendem a conduzir a uma maior despersonalização de nossas vidas (FIORE, 1969).
As pessoas acabam por buscar no carreirismo as condições para o crescimento profissional, estressam-se e se esquecem de valorizar o ser humano. Muita gente nem cumprimenta o outro no trabalho para ser mais produtivo ou, ao dar um bom dia consegue apenas um "bão" de volta (LIEVORE, 2000, p. 33).
No mundo da velocidade, as coisas renovam-se constantemente e o novo ao apresentar-se já encontra-se velho. Nada fica, tudo é efêmero, dura apenas o brilho de um dia. Não nos reconhecemos, pois temos que nos renovar a cada instante. A clonagem e a possibilidade de construirmos máquinas inteligentes prometem até mesmo uma redefinição do que significa ser humano. Na medida em que será possível desenhar geneticamente um indivíduo ou modificar a sua capacidade mental por meio de implantes eletrônicos, onde ficará a linha divisória entre homem e máquina, entre o vivo e o robotizado (FIORE, 1969)?
O homem moderno tem a sensação constante de sempre estar sendo ultrapassado e sempre perdendo algo. Essa incompletude faz crescer a necessidade de renovar nossos conhecimentos, nossos valores, pontos de vista e nossos corpos. Temos que ter o ritmo das máquinas, eis o que a sociedade exige do ser humano, uma constante renovação e aperfeiçoamento. Não podemos assimilar, sedentariamente, o que se nos apresenta. O passado e a história não têm mais sentido e o presente é o que importa. Hoje, a presentificação é o único tempo vivenciado pelos homens.
Embora programados para a eternidade, poderemos morrer, sim, não de infarto ou câncer, mas de pânico, tédio ou vazio existencial, sem heroísmo algum, em meio ao espetáculo cotidiano. Não permitimo-nos o ócio, o tempo de parar e refletir e entender qual o ritmo próprio de cada um de nós. Estamos condicionados a produzir.
O mundo todo, passado e presente, agora se desvenda aos nossos olhos como uma planta a crescer num filme extraordinariamente acelerado (MCLUHAN, 2000).
O mundo se tornou complexo demais, veloz demais, tenso demais. É difícil não perder-se. Sabemos que talvez não possamos encontrar o que buscamos, nem restabelecer o lugar das coisas e a seqüência dos acontecimentos (FIORE, 1969, p.395).
E o homem? Dotado de capacidade, possuidor de inteligência, de coração, de emoção, de sentimento...está sendo lembrado? Que valor dá-se para isso? Onde fica o sentir? E a subjetividade? Percebe-se que está se ignorando a melhor e maior "máquina" já criada....O SER HUMANO. Por mais que as técnicas de lavagem cerebral e lobotomização tenham desenvolvido-se, sempre sobra um resto de ímpeto humano pronto a aflorar. E isso, é mais do que qualquer computador já conseguiu até hoje.

Notas
  1. Karl Marx, El Capital, tomo I, p 406.
  2. Sigmund Freud, psicologia de las masas y análisis del yo, trad. de Luis López-Baillesteros y de Torres, ed. Biblioteca Nueva, Madrid, 1924, p.69
  3. Albert Schuweitzer, Decadência e Regeneração da Cultura, Edição Melhoramentos, S.P. 1948.

Referências
AGOSTI, H. P. Condições Atuais do Humanismo. Rio de Janeiro, Paz e Terra S. A., 1970.
DECCA, M. A. G. Indústria, Trabalho e Cotidiano. São Paulo, Atual Editora Ltda. 13ª ed. 1991.
DI LASCIO, C. H. R. A Psicologia no Trabalho. Revista Contato – CRP 08, ano 23/ nº 113, p.11, Curitiba, 2001.
DIMITRIUS, J. E. & MAZZARELLA, M. Decifrar Pessoas. São Paulo, Alegro, 17ª ed., 2000.
FIORE, M. M .L. Q. O meio são as Massa-gens. Rio de Janeiro, Record, 1969.
LIEVORE, J. A. Marketing Pessoal. Londrina, Grafmark. 3º ed , 2000
MC CULLOUGH, W. Ambiente do Trabalho. Rio de Janeiro, Fórum Editora Ltda, 1973
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo, Cultrix, 2000.
MESQUITA, E. A Técnica, o homem e a vida social. São Paulo, Artes Gráficas, 1978.
ORTIZ, R. Mundialização e Cultura. São Paulo, Brasiliense 2ª ed., 1996.
STAREPRAVO, B. Segredos da Realização. S/D
WEIL, P. Relações Humanas na Família e no Trabalho. Rio de Janeiro, Vozes, 30ª ed., 1976.


Relacionamento humano e tecnologia

CONSTRUTORES DE PONTES

"Você sabe o que é um Pontífice? Certamente que sim. Pontífice é o sacerdote de maior hierarquia numa religião. Por exemplo: o Papa é um "pontífice". Contudo, queremos falar sobre o significado desta palavra na Antigüidade. Pontífice era um construtor de pontes.

Como você pode perceber, todos nós podemos ser pontífices, mesmo que não tenhamos a menor idéia de como se constrói uma ponte de madeira, de aço ou de concreto. Podemos construir pontes de relacionamento entre nós e outras pessoas Essa ponte deve partir do nosso coração para os corações das outras pessoas.

Construir pontes é construir relacionamentos, e para que esse relacionamento seja saudável e duradouro temos que respeitar as características da pessoa, ao mesmo tempo em que anulamos ou controlamos alguns dos nossos impulsos menos felizes."

                                             Amilcar Del Chiaro Filho

  

Os últimos duzentos anos modificaram profundamente a face do planeta. Nações antes poderosas mergulharam no esquecimento e novos poderes se estabeleceram com base na automação e na informatização. Avanços significativos que se por um lado trouxeram grandes benefícios materiais e possibilidades novas, por outro tornaram a vida sofisticada e no entanto, mais triste.

O texto que usamos como epígrafe nos sugere a construção de novas pontes de relacionamento, diante das transformações havidas e não totalmente assimiladas pelo grosso da população, o que tem gerado não apenas o distanciamento entre as gerações, como também o esfriamento nas relações humanas.

As relações sociais sofreram profundas mudanças, e no seu bojo a família tradicional perdeu seu lugar, bem como a sociedade, tal como a concebíamos, também se extinguiu no torvelinho das dores coletivas e das prementes necessidades de sobrevivência, que levam milhões de homens e mulheres de todas as idades a viver em busca do sustento diário sob condições adversas, sem muitos espaços ou momentos de convivência que alimentem o espírito cansado pelas lutas diárias.

A sociedade hoje, disse Umberto Eco, não é mais como uma praça onde as pessoas se encontravam para comerciar, para trocar idéias, relacionarem-se, informarem-se e compartilhar experiências. A sociedade hoje é como uma avenida, onde as pessoas passam umas pelas outras sem se verem ou se falarem, apenas observando as vitrines.

Nem mesmo Kubrick poderia imaginar que 2001 chegaria e passaria sem nenhuma odisséia no espaço. Pelo contrário, um episódio que mudaria os rumos da história aconteceu aqui mesmo em terra firme. Nem George Orwell, em seu "1984", imaginou que o Grande Irmão se faria tão onipotente com olhos eletrônicos onipresentes e vozes monotônicas e repetitivas até a exaustão. Um admirável mundo novo não pensado por Huxley está aí, à nossa volta, onde cabe muito bem o Eu robô, de Isaac Asimov.

Em meio a todos esses prognósticos sombrios, uma humanidade cansada de guerras anseia por segurança e paz, diante do fim das energias utópicas e das ideologias. Restou um amplo espaço para todos os tipos de esoterismos e para seitas que buscam preencher os vazios existenciais e o desespero das multidões miseráveis com uma teologia que promete prosperidade infinita. Há uma busca generalizada por um propósito e um novo sentido para a existência.

A tecnologia da qual nos servimos quase que obrigatoriamente, paradoxalmente nos une, limita e separa. Na era da comunicação temos dificuldades para encontrar tempo para relacionamentos mais estáveis. "Não tenho tempo". Essa é uma frase comum, e aqueles que as pronunciam em geral não estão mentindo. A mesma tecnologia que nos possibilita rápidos contatos nos impede o diálogo com calor humano. Essa é a mesma tecnologia que nos rouba o tempo para conviver e saborear a vida.

Alteridade é uma palavra que ainda soa estranha aos nossos ouvidos. Propõe uma nova ética de relacionamento e, portanto, um novo comportamento perante os que pensam ou são diferentes de nós. Não um relacionamento morno e amorfo, pasteurizado, onde não possa existir a divergência e as diferenças naturais de opinião, que são indicadores de saúde e vitalidade na comunidade humana. Somente a tirania e o despotismo podem estabelecer o silêncio absoluto e a paz de superfície. A alteridade é possível se houver a superação da robotização dos relacionamentos.

Apesar do quadro sombrio que se nos apresenta, é preciso convir que a humanidade tem sabido contornar situações-limite ao longo de sua história. Assírios e babilônios, caldeus e persas, egípcios, gregos e romanos, superaram as ausências dos pilares de sustentação de suas civilizações e aqui estamos, herdeiros do nosso passado, diante da necessidade de reinventar caminhos, desta vez mais amplos, por onde possam passar mais e mais pessoas.

Num mundo onde a violência predomina, o diálogo, a convivência respeitosa e a disposição de ouvir o outro e solucionar conflitos sem confrontos, torna-se questão de sobrevivência. Alguns mais pessimistas antecipam o cliocídio, o fim da história. Porém, a felicidade é possível, embora só possa ser conjugada no futuro, pois no presente apenas ansiamos por ela e a construímos aos poucos.

A convivência com base no diálogo também é possível, mas depende de determinação e de boa vontade, de disposição de espírito e abertura para um longo e talvez penoso exercício de tolerância baseada no respeito pelas razões alheias.

                           

                               - Paulo R. Santos (MG)

Fonte: http://www.abrade.com.br/relac.html



TESOURO DA SORTE e OLHO GREGO

Uma garrafinha ou peça longa de cristal ou vidro (fig 01) que você mesma(o) pode confeccionar. Elas devem conter: sal grosso (que protege), alecrim (escudo contra doenças e espíritos malígnos), pimenta e urucum (irradiam a força da terra e protegem), pimenta vermelha (livra da inveja), cristal (concentra a energia) e a estrela (símbolo de luz espiritual).
O OLHO GREGO (fig 02) pode ser utilizado como pingente ou objeto de decoração. Sua principal finalidade é proteger contra as energias negativas, mau olhado e inveja. A peça deve ser em tons de azul e confeccionada em vidro, que costuma rachar quando saturado de energia - sinal de que o amuleto cumpriu a sua função. o mesmo tem que ser fixado perto das portas de entrada, sem ficarbalançando, para não perder a sua eficiência.

Suco Energético

Ingredientes:
- 1 copo duplo de suco (250ml) de laranja = 139 cal
- 1 colher das de sopa de guaraná em pó = Tr cal
- 3 colheres das de sopa de polpa de açaí = 118 cal
- 1 colher das de sopa (16g) de farinha de arroz = 62 cal
- 1 colher das de sopa (16g) de aveia = 55 cal
- 1 colher das de sopa (16g) de semente de gergelim = 90 cal
- 3 colheres das de sopa (16g)de beterraba ralada = 21 cal
- 1 colher das de sopa (16g) de farinha de soja = 20 cal
- 1 colher das de chá (8g) de levedura de cerveja = 47 cal
- Mel a gosto
- 1 colher das de sopa (16g) = 49 calorias

Preparo:
Colocar os ingredientes no liquidificador bater,tomar antes dos exercícios ou antes do trabalho,no café da manhã.

Calorias:
Em cada copo de 250 ml teremos um total de aproximadamente 600 calorias,dependendo da quantidade de mel de abelha que for colocado no suco.Todo produto energético apresenta alto teor de calorias e este é um dos motivos de atuar com efeito energético em nosso organismo

Benefícios:
O suco de laranja é rico em vitamina C,conhecido e potente antioxidante alem de aumentar a imunidade e energia celular. O guaraná é um conhecido energisante e antioxidante, o açaí é um alimento extremamente rico em calorias e nutrientes que serve de complemento nutricional alem de ser muito saboroso. A farinha de arroz como a beterraba ,tem alto teor glicemico e fornecem energia disponibilizada com grande rapidez evitando a fadiga física.A farinha de soja é uma excelente fonte protéica disponibilizando aminoácidos essenciais ao organismo e evitando a cetose.E a levedura fornece todos aminoácidos essenciais,ácidos nucléicos alem do complexo B.
Fonte:http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=9167

Fazendo o download de vídeos YouTube, Google Vídeo etc..



Vamos ver três opções para fazer o download de vídeos de YouTube, Google Vídeo,

e a continuação vamos aprender como fazer no Linux e no Windows para converter
esses arquivos baixados em formato .flv para um outro que nos permita olhar

com
melhor qualidade (em tela cheia) e com o player da nossa preferência no PC.

Leia este tutorial e escolha entre as várias a

lternativas ;- )


Em primeiro lugar devemos ter à mão o endereço do vídeo que você quer baixar.
Você encontra esse endereço a direita dos vídeos apresentados na página do
YouTube e tem este formato: "http://www.youtu

be.com/watch?v=NW_ZxBtFb5U"

Veja na (Figura 1).


figura 1
Acrescentei um vídeo no YouTube com a demonstração de um sintetizador de voz.
(Um programa que selecionando um texto e copiando para área de transferência,
lê para nós em bom português). Se quiser baixar este vídeo e aprender na prática
como fazer download do YouTube podemos seleci
onar e copiar este endereço: http://www.youtube.com/watch?v=NW_ZxBtFb5U como demonstra
a (Figura 2)


figura 2


Obs: Se não for de seu interesse ver este víde
o (sem problemas), é só continuar
com o tutorial e depois escolher o vídeo que quiser para utilizar no aprendizado ; - )

Então, após decidir se vai copiar ou não esse endereço, continuamos ...

Após escolher e copiar um endereço de vídeo, vamos visitar o site:

http://javimoya.com/blog/youtube.php

Quando carregar a página do site você vai ver a (Figura 3)




figura 3

Cole o link do vídeo no espaço demonstrado na figura 3 e a continuação clique em
DOWNLOAD (a direita da imagem).

Embaixo vai aparecer a (Figura 4)


figura 4
Agora simplesmente clique no botão DOWNLOAD LINE, ou também pode clicar
com o botão direito acima do mesmo botão e escolher "Guardar destino como..."


figura 5

figura 6

Vai abrir a janela com a opção de fazermos o download, e na (Figura 5) vemos
que o nome padrão para qualquer arquivo é get_video. Mudamos o nome como
demonstrado na (Figura 6), onde "arquivo.flv" você muda "arquivo". pelo nome

que desejar e com a estensão .flv . A continuação é só clicar em "Salvar" e

escolher um diretório para baixar o arquivo .flv para seu computador.

Outra opção similar:
Você vai pegar o endereço do vídeo desejado como explicamos acima,
e acessar o site: www.keepvid.com


Quando carregar a página do site você vai ver isto (Figura 7)


figura 7

Então, copie o endereço no espaço como demonstrado nesta foto.
Deixe o "Any site" como está e clique no botão "Download", mais à direita.
Logo abaixo do campo, o site vai mostrar "›› Download Link ‹‹":
A continuação e só clicar e salvar no diretório que desejar do seu computador. ;- )

Convertendo o vídeo de .flv para outros formatos de vídeo..
Os arquivos são salvos com extensão .flv , então vai ser uma boa idéia
converter essa extensão para um formato no qual possa ser visto pelo
Totem, Mplayer etc (se for no Linux), ou no Windows Media Player caso
queira ver no Windows. Então, vamos ver como fazer isso tanto em Linux
como em Windows.

Convertendo o vídeo de .flv para mpeg no Linux com um comando:

Abrimos um terminal como root e no diretório onde se encontra o .flv,

digitamos o seguinte comando:

# ffmpeg -i arquivo.flv -ab 56 -ar 22050 -b 500 -s 320x240 arquivo.mpg

Onde logicamente você muda "arquivo", pelo nome real do .flv e o nome que
desejar para seu novo arquivo .mpeg

Convertendo o vídeo de .flv para outros formatos de vídeo no Windows:

Acessamos o endereço e fazemos o download do programa CinemaForge.
http://www.download.com/CinemaForge/3000-2169_4-10373646.html <--

Após realizar o download e ter instalado o programa, acompanhe essa animação em

flash,que mostra de uma maneira bem simples de como criar o vídeo e salvar no PC.
http://javimoya.com/blog/especial/video.htm


Recebemos a mensagem de um visitante sugerindo mais uma
alternativa para baixar e converter vídeo YouTube..


Sobre o DownTube:
Segundo no site do programa (por enquanto) o software só roda em Windows,
porem, os responsáveis prometem a curto prazo uma versão para Linux, FreeBSD
e até uma possível versão Mac .

Em fim, o Downtube é um programa para automatizar e facilitar o procedimento
de download e conversão dos vídeos YouTube. Quem quiser conhecer o programa
é só acessar a página da equipe do projeto neste endereço:

http://www.downtube.kit.net/

Clonado de : http://www.winuxmicro.opentime.com.br/extra48.htm