DESIDERATA

"Siga placidamente por entre o ruído e a pressa, e lembre-se de que a paz pode haver no silêncio. Esteja em boas relações com todas as pessoas, se possível, mas sem abdicar de sua personalidade.

Fale a sua verdade clara e serenamente; e ouça os demais, mesmo os tolos e ignorantes que também eles têm a sua história.
Evite as pessoas agressivas e gritantes, que são um peso para o espírito.

Se você se comparar com os outros, você se tornará presunçoso ou deprimido, pois sempre existirão pessoas melhores e piores do que você.

Vibre com as suas realizações e também com os seus planos. Tenha interesse na sua profissão, não importa quão humilde. Ela é um patrimônio concreto em meio às mudanças de fortuna que o tempo traz.

Seja cauteloso em seus negócios, pois o mundo está cheio de trapaças. Mas que isto não o cegue para a virtude que existe. Muitos lutam por ideais elevados e por toda a parte a vida está cheia de heroísmo.

Seja você mesmo. Principalmente, não finja afeição. Nem seja cínico em relação ao amor, pois mesmo em face de toda aridez e todo desencanto, ele é eterno como a vida.

Acumule com vontade os ensinamentos dos anos, despindo-se com serenidade das coisas da juventude.

Acumule fortaleza de espírito para defender-se das infelicidades súbitas. Mas não se desgaste com frutos da imaginação. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão.

Além de uma disciplina integral, seja gentil com você mesmo. Você é um filho do universo, tanto como as árvores e as estrelas. É um direito seu estar aqui. E, pareça-lhe ou não evidente, o universo está, sem nenhuma dúvida, evoluindo conforme deveria.

Portanto, esteja em paz com Deus. Qualquer que seja a concepção que você tenha dele e quaisquer que sejam os seus trabalhos e aspirações. Mantenha-se em paz com sua alma, em meio ao tumulto da vida.

Com toda a falsidade, tédio e sonhos despedaçados, ainda assim o mundo é belo. Seja cuidadoso e procure ser feliz!"

Texto encontrado na Igreja de Baltimore em 1692.

Nenhum comentário: