Como o Condicionamento Físico Influencia o Sucesso



Os benefícios do condicionamento físico foram comprovados cientificamente. O condicionamento físico aumenta a sua produtividade e capacidade mental, ajuda a baixar o nível de colesterol, e reduz o estresse. Consequentemente, seu risco de doença cardíaca é reduzido e a sua saúde melhora. O condicionamento físico melhora a sua qualidade de vida e é um componente chave de sua busca ao sucesso.

Qual é então a definição do condionamento físico? O condionamento físico pode ser definido em termos de cinco componentes:

  • Condionamento Cardiovascular - esta é a habilidade do corpo de carregar o oxigênio dos pulmões às células e de transportar o monóxido de carbono para fora das células. Ou seja, a sua habilidade de respira enquanto realiza atividades que requerem um batimento cardíaco elevado.
  • Força Muscular - isto é definido como a maior quantidade de esforço que pode ser exercido por um músculo ou por um grupo de músculos. Ou seja, sua habilidade de levantar a quantidade mais pesada de peso possível.
  • Resistência Muscular - a habilidade do músculo ou do grupo de músculos de sustentar o movimento repetitivo com uma carga sub-máxima por um determinado período de tempo. Isto é, a habilidade de levantar repetidamente uma quantidade de peso menor do que a quantidade máxima que você pode levantar.
  • Flexibilidade - a habilidade de mover-se por completo na extensão normal do movimento.
  • Composição do corpo - a quantidade de gordura do corpo comparada com a massa total do corpo.

Para melhorar os cinco componentes acima, você precisa fazer um programa eficaz de condionamento físico. Isto não significa que você precise de equipamentos complicados, de uma academia ou de um instrutor pessoal. Todas estas coisas podem ser incorporadas em um programa de condionamento físico, mas não são necessárias. Um programa eficaz de condionamento físico requer somente os seguintes componentes:

  • Regularidade - para beneficiar-se dos efeitos de um programa de condionamento físico, você deve fazer exercícios físicos pelo menos três vezes por semana.
  • Intensidade - um programa eficaz de condionamento físico requer um nível mínimo da intensidade ou de duração. Você deve fazer exercícios físicos por no mínimo 20 a 30 minutos de cada vez.
  • Balanceamento - seu programa de condionamento físico deve conter todos os componentes. Sua rotina de exercício deve incluir o treinamento cardiovascular, de força, de resistência e de flexibilidade. A composição do seu corpo melhorará naturalmente quando você trabalhar os outros componentes, contanto que você preste atenção também a sua dieta.
  • Variedade - é importante que você introduza variedade nos exercícios de sua rotina e faça mudanças regulares a fim de evitar a monotonia. Um dos componentes chaves de um bom programa de condionamento físico é a sua habilidade de manter-se motivato de modo que você não pare.
  • Recuperação - você deve permitir que seu corpo se recupere de uma sessão intensa de treinamento físico. Quando você trabalha com pesos, você deve dar a seus músculos 48 horas para se recuperarem antes que você treine o mesmo grupo de músculos outra vez.

Se você estiver fora de forma no momento e estiver considerando começar um programa de condionamento físico você deve primeiramente consultar um médico. Você deve começar lentamente e aumentar o seu nível de intensidade aos poucos. Isto deve ajudar o seu corpo a adaptar-se às demandas que você irá impor a ele. Uma boa maneira de começar é andar em um ritmo forte mas confortável por 10 a 15 minutos três vezes por semana. Depois que você estiver confortável com esta rotina e você já não sentir fatiga ou dores no músculo, você pode passar ao próximo nível de intensidade, que é andar com um rítmo forte ou correr com um ritmo lento por 15 a 20 minutos. Uma vez que você puder sustentar uma atividade cardiovascular de 20-25 minutos sem se sentir sem fôlego ou com dores musculares, você pode aumentar progressivamente o nível de intensidade até alcaçar o seu objetivo final de condionamento físico.

O mesmo conceito aplica-se ao treinamento de resistência. Você deve começar com 8 a 12 repetições para cada exercício com pesos confortáveis para você. Então você pode começar a aumentar gradualmente o peso em aproximadamente 5 a 10% de cada vez, até que você chegue ao ponto onde você só consegue fazer no máximo 8-12 repetições com o peso escolhido.

Uma vez que você conseguiu alcançar o nível de intensidade associado com os seus objetivos de condionamento físico, você deve tentar manter esse nível. Um programa de exercícios de 45-60 minutos, três vezes por semana, e no nível certo da intensidade, irá mantê-lo em boa forma. É importante que você incorpore o seu programa de condionamento físico em seu estilo de vida e faça dele um hábito. Fazer exercícios deve tornar-se tão natural como escovar os dentes. Uma vez que você esteja habituado a fazer exercícios, essa será uma parte normal de sua vida e você sentirá falta quando não puder fazê-lo.

Se você estiver acima de seu peso ideal, como é o caso de 63% dos americanos, um programa de condicionamento físico fará maravilhas para você. Porém, se você quiser perder peso, você deve combinar a sua rotina de exercícios com uma dieta. Se você fizer uma dieta estrita sem fazer exercícios, você perderá massa muscular além da gordura. Perder massa muscular não é uma boa idéia. Quanto maior a sua massa muscular, mais gordura você queima mesmo quando você estiver em repouso. Conseqüentemente, o melhor programa de perda de peso involve uma combinação de uma dieta sensata, e uma rotina de exercícios que inclua o treinamento cardiovascular e de resistência. A menos que você esteja extremamente acima do seu peso ideal, você deve perder somente cerca de 1 Kg por semana. Com esse rítmo você estará perdendo gordura enquanto ganha massa muscular. Se você estiver perdendo mais de 1,5 Kg por semana você pode estar correndo o risco de perder massa muscular além da gordura.

Se você gosta de esportes, você deve incluir seus esportes favoritos em sua rotina de exercícios. Fazer exercícios não é somente fazer movimentos repetitivos. Seu program de condicionamento físico pode incluir basquete, futebol, natação, andar de bicicleta, dançar, jogar tênis, ou qualquer outro tipo de atividade que aumente sua batida cardíaca por um período de tempo prolongado.

A inclusão do seu esporte ou atividade física favorita em seu programa de condicionamento físico o manterá motivado, de forma que você não desista e não volte aos maus hábitos anteriores. Estando em boa forma você será mais produtivo, estará mais alerto e terá mais auto-confiança. Tudo isso lhe ajudará a se tornar uma pessoa mais bem sucedida.

fonte: http://ww-success.com/blog/index.php/2006/10/22/how-physical-fitness-influences/

Nenhum comentário: