Diário Suporte
Atendimento por telefone::
Cliente: " Olá, meu micro não esta inicializando...Ele chega numa tela onde tem várias opções de Inicialização, mas qdo escolho uma o Note reinicia".
Suporte: " Na tela de opções escolha a opção de inicialização em modo seguro com linha de comando ( pront do Dos)"
Cliente: " Ficou piscando no canto superior um negocinho( se chama cursor)..Ops reiniciou.."
Suporte: " Tem o cd do Windows???"
Cliente: Tenho
Suporte: " Certo, coloque o cd na leitora.Reinicie o micro..Pressione del e na Bios vamos escolher a opção de boot pelo Cd"
Cliente: " A opção de boot pelo CD esta desabilitada, e não consigo habilitar"
Suporte: " Vou te agendar uma visita"
Cliente: ok
Atendimento Presencial::
Na residência do cliente encontro o note em cima de uma bancada, pego um cd de boot do windows com algumas ferramentas, e com uma linha de comando e 1 hora e 30 min de atendimento, é solucionado a dificuldade..
***************************************************************
Do dia da ligação até o dia da visita fiquei vasculhando em fóruns dicas de como corrigir a dificuldade do cliente, afinal sempre se tem alguma dica válida..O cd de boot foi encontrado num destes fóruns, na verdade achei 3, e o procedimento usado foi o mesmo usado quando se usava os discos de inicialização do Windows 9x ou Me..
Volta e meia vejo pessoas reclamando que perderam todos os arquivos pessoais( fotos, mp3´s, email´s) dos micros porque o windows não funcionou mais direito, e elas chamaram um técnico , que leva o micro para assistência , pega o super cd de instalação do windows e soluciona a dificuldade alheia...E os arquivos??Já era...O cliente desembolsa um valor , muitas vezes exagerado, e ainda tem a perda dos arquivos..
Este tipo de procedimento era válido a 10 anos atrás, quando não se tinha pendrive, linux on cd, ou simplesmente a opção de clonar o Hd em outro Hd e depois de formatado o antigo copiar os arquivos pessoais do Hd reserva para o do cliente
Eu me surpreendo com alguns profissionais da área de suporte, que acham mais fácil massificar um atendimento do que qualificar ele, no caso do meu atendimento, com certeza a maioria dos técnicos iriam direto para opção de formatação do micro, onde tu levaria em médias umas 2hs até instalar todos os driver´s corretamente, e os programas essenciais para a utilização do micro ( pacote Office, anti-vírus, anti-spyware,etc..).
As pessoas se prendem muito aos seu mundo virtual, e quando acontece casos de problemas técnicos ficam enlouquecidas por causa das perdas que tiveram, e isto pode ser evitado , tirando um dia do mês, e fazer um back-up dos arquivos num cd( ou DVD)..Não tem tempo? Não sabe como proceder? Chama um técnico e pede para ele fazer uma manutenção preventiva no micro e fazer o devido back-up. Na informática tudo pode gerar um defeito no teu micro, uma simples queda de tensão, um site que tu entra que tem algum arquivo malicioso, um estabilizador que não regula mais a energia elétrica, um pente de memória com defeito,e por fim tua placa mãe esta indo pro espaço...
Nenhum comentário:
Postar um comentário