Deus é um cara gozador, adora brincadeira.
Pois pra me botar no mundo tinha o mundo inteiro.
Mas achou muito engraçado me botar cabreiro.
Na barriga da miséria nasci Brasileiro. (Chico Buarque)
O SambaRocker é exatamente o oposto do brasileiro que Chico Buarque retrata na música “Deus Dará”. Ele não foi botado no Brasil. Ele teve e tem como escolher qualquer país do mundo ou nacionalidade, e elegeu o Brasil como sua casa.
- O termo “samba” é uma metáfora para toda e qualquer coisa que se refira à cultura brasileira e não somente a um estilo musical.
- O termo “rock” é uma metáfora para toda e qualquer coisa que se refira à modernidade, atualidade, jovem, rebeldia, atitude e engajado.
- SambaRock, de agora em diante, passa a ser toda expressão cultural brasileira engajada, seja politicamente ou filosoficamente, que faça união de elementos brasileiros com os princípios do movimento.
- Um SambaRocker é qualquer pessoa que esteja preocupada com o futuro artístico, político e ambiental do Brasil, e que esteja comprometida em transformar, mudar ou proteger esses ideais.
- O SambaRocker acredita que a cultura brasileira tem voz, é atual e é Pop, tanto a nível nacional quanto a nível internacional.
- O SambaRocker aposta na mistura de identidades culturais nacionais e estrangeiras, mas não abre mão da sua própria identidade.
- O SambaRocker acredita que a arte sirva para “celebrar” e “contestar”. E opta pela arte que conteste, que faça pensar. Pois acredita que a imagem do Brasil como “o país do futebol e carnaval” é uma imagem importada e não condiz com a sua realidade.
- O SambaRocker questiona de maneira adulta e madura tudo, inclusive seus próprios princípios.
- O SambaRocker acredita que arte não é “do artista” e sim “para o público”. Ou seja, consome a arte segmentada e não arte de massa. Consome aquela arte em que o artista doa algo, seja um questionamento, uma filosofia, um ideal, até mesmo a “celebração”, mas que seja de maneira a fazer diferença e não aquela arte preocupada com os lucros, fama instantânea e alimento de egos.
- O SambaRocker acredita no coletivo como uma força e está preocupado em fazer parte de uma causa maior que si mesmo.
- O SambaRocker é independente e auto-suficiente. Só faz parte de um grupo porque se preocupa em agregar de alguma maneira e não apenas em lucrar com isso.
- O SambaRocker faz o que gosta e gosta do que faz pois teve e tem a liberdade de escolher, optar, mudar, transformar e, inclusive, desistir de suas funções.
- O SambaRocker é um cidadão do mundo e não um bairrista. Ele escolheu acreditar na cultura Brasileira e não apenas foi obrigado porque nasceu nesse país.
- O SambaRocker acredita que o respeito é conquistado e não imposto.
- O SambaRocker, antes de tudo, é livre.
- Os SambaRockers são os verdadeiros donos do Brasil. Eles escolheram cuidar de seu país e “erguer as mangas” ao invés de “sugar”.
- O movimento SambaRocker não é uma ONG. Mas também não é governamental. Ele é composto por brasileiros conscientes.
- O SambaRocker acredita que por meio da arte, o povo Brasileiro consiga ter voz na política e administração do país.
- O SambaRocker não é necessariamente um brasileiro, e sim, qualquer pessoa do mundo que acredita no potencial brasileiro.
- O SambaRocker é um brasileiro por opção!
Powered by ScribeFire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário