Qual a razão do Walter??

 Falar em  futebol é algo  corriqueiro ao povo brasileiro, todo mundo  dá   opinião  sobre  como  fulano  joga, quanto  fulano ganha,e quem deve ser  escalado  no seu time ou  na seleção  Brasileira. Na ultima semana, aqui na aldeia só se falou no  sumiço do jogador Walter  do Inter-RS e os  motivos do auto-exílio deste guri.

Na  imprensa surgiu  várias informações sobre os   motivos  que levou  o  suimiço  do  profissional, isto só sera confirmado  quando ele aparecer  no clube, mas  comentam que  o guri não  teria mais  dinheiro  para  pagar suas  contas e ajudar a familia que mora em Recife-PE..Para quem não conhece o fato , o  guri  ganha um salário  por  volta de R$15.000,00 , e que além de se manter  sozinho em Porto Alegre ele sustenta  a mãe e mais 10  integrantes da familia.

O Clube tentou manter todo tipo de contato com o guri e ele manteve o seu  exílio  durante  toda a semana,  só aceitando receber  seus  procuradores e o representante do parceiro do  Clube na compra do  seu passe, este que  quitou as  dividas  do  guri e da familia..

Mas afinal o que  leva um guri de 20 anos se revoltar com seu  empregador e  abandonar seu emprego?? Dizem que  o guri  pediu um aumento de salario para R$150.000,00 , e  mais  oportunidades no grupo  principal..Não me apego ao  fato  dele  querer  jogar, mas  fico  analisando a pedida salarial e a situação financeira que   dizem ter gerado uma depressão no guri. A grande maioria dos trabalhadores Brasileiros sofrem com os salários defasados, com a  inflação , com as taxas de juros e suas despesas pessoais, o que não  leva  eles a abandonarem o seu emprego por  birra ao seu contratante por não  terem o  salario desejado ou a posição na empresa que acha  com direito de  ter.

No inicio  do ano  passado  passei  por uma situação  semelhante deste  guri, tive uma  divida  com meu Credito Educativo julgada e onde deveria pagar na integra o valor devido, não  é o caso de revelar o  valor..mas é alto.. quem é  bolsista APLUB sabe quanto é..Pois bem, tive que correr atrás do  prejuízo..O Salário que recebia na  empresa não  dava para  pagar as prestações que me  foram  colocadas  como opção para negociar, busquei um advogado  para achar um remédio jurídico, passei dias sem conseguir  dormir  direito , conversava  com amigos sobre a dificuldade, e achei uma  forma de pagar..O  que me magou nesta situação, foi  que  o meu contratante em nenhum momento me chamou para conversar para  me perguntar que  estava  acontecendo ( sei que o mesmo sabia de tudo por ser uma empresa pequena), sei  que não teria o aumento de salário , mas o  fato de em nenhum momento ele ter  me dado  um simples apoio, ou  seja:"  Vai lá resolve tuas  coisas e volta para trabalhar com calma" ..A empresa  fica nos limites de Poa  com outra cidade e a Aplub no centro da cidade, todas as  visitas à APLUB  tive que fazer no intervalo do almoço( 1h de almoço) e ainda  fui descontado o tempo que  fiquei  fora da empresa..Situação que outros  funcionários  tinham  e  tinham tratamento  diferenciados..Isto  levou  um desgaste  pessoal  com a  empresa e com os respectivos proprietários..Então , é de se compreender os  motivos que levou  o guri a entrar em parafuso, não defendo a forma que ele fez, mas  o papel do  contratado  e do contratante nestes casos é dificil.. o  contratado  espera  todo  apoio do contratante, e o contratante  não  tem a obrigação de ser paternalista..mas o  bom senso de ambos tem que ser levado em  conta..O  Walter tem suas  razões,  e não  soube  ser profissional, mas  a  mágoa fica..e as  cicatrizes não são  tão faceis de ser curadas..

Acho que o  papel do  Lider é o de harmonizar o ser profissional e o  ser pessoal da sua equipe de trabalho, sem harmonia  o profissional  não  produz e não ajuda a empresa crescer..E do profissional é  buscar sempre seu crescimento  profissional e sempre saber analisar as  situações com sabedoria.




Nenhum comentário: