SuDoKu






Ola,
Neste verão conheci um jogo viciante chamado Sudoku..Eu comecei jogando nas palavras-cruzadas da coquetel, encontrei duas versões proprias (também da coquetel) , que é a versão comum da coquetel para suas palavras cruzadas e a versão de bolso.Na internet encontrei varios sites com jogos online, e também programas joga-lo..
Quer conhecer o jogo?? Entra no site http://sudoku.hex.com.br
No orkut você encontra várias comunidades sobre o jogo...

como surgiu?

O primeiro conceito do Sudoku foi criado no século XVIII pelo matemático suíço Leonhard Euler e recebeu o nome de Quadrados Latinos. Ninguém sabe direito de onde vem esse nome. Alguns acreditam que seja pelo fato de os latinos perderem a paciência muito rapidamente e o mesmo acontecer quando alguém se aventura nesse jogo.

Quando Euler perdeu a visão devido a catarata, ele passou a desenvolver a capacidade de fazer contas de cabeça com grandes números, além do talento de criar quebra-cabeças. O mais famoso deles eh o das Pontes de Konigsberg; na cidade alemã de Konigsberg sete pontes ligam duas ilhas e a terra firme. É possível explorar a cidade cruzando cada uma das pontes, mas sem cruzar nenhuma delas duas vezes? A resposta está no final dessa matéria.*

Os Quadrados Latinos ficaram aparentemente esquecidos até os anos 70, quando uma empresa americana redescobriu o jogo e lançou-o no mercado com o nome de Lugar dos Números, com pouco sucesso.

Alguns meses depois do lançamento, em viagem de trabalho aos Estados Unidos, Nobuhiko Kanamoto, que trabalhava para uma empresa japonesa de quebra-cabeças, ficou fascinado com a palavra-cruzada de números e levou-a para o Japão. Aparentemente é muito complicado criar palavras-cruzadas com a língua japonesa, o que faz do jogo de números um sucesso. Dito e feito. O jogo foi primeiro introduzido no mercado japonês com o nome de “suuji wa dokushin ni kagiru”, que significa “o número que é limitado somente para não casados ou solteiros”. Esse palavrão foi logo abreviado para duas simples palavras “Su”, que significa “número” e “Doku”, que é “único”. Atualmente, as 5 revistas de Sudoku do país têm juntas uma circulação de 600 mil exemplares por mês.


Regras do SuDoKu

Este texto foi adaptado do site Wikipedia.

O objetivo do jogo é preencher todos os quadrados utilizando os dígitos de 1 a 9. Para completá-los, temos a seguinte regra: Não pode haver números repetidos nas linhas horizontais e verticais, assim como nos quadrados 3x3.

Ao iniciar um jogo, você poderá escolher entre 5 níveis de dificuldade. A principal diferença destes niveis está na quantidade de quadrados preenchidos e na disposição dos números. Assim, no nível difícil, por exemplo, você terá que analisar a disposição dos números de uma maneira mais global para poder encontrar os números que restam.

Um comentário:

Avó do Miau disse...

Aprendi à pouco tempo a gostar de Sudoku e acho fascinante!
É tamb´´em um bom exercicio para pessoas com mais idade, para treinarem a memoria!
Felicidade