A formação da identidade é um processo, e não um estado em si. É um processo, pois ocorre ao longo do desenvolvimento humano. É um processo complexo e cultural. Complexo porque envolve uma multiplicidade de fatores, variáveis, situações, histórias, relações, pessoas, vivencias, etc. E cultural porque está vinculado ao meio em que vivemos e as pessoas com quem nos relacionamos.
A nossa identidade se refere a tudo aquilo que nos identifica e nos diferencia das outras pessoas e se refere às perguntas do tipo "Quem sou eu?", "Quais são os meus limites", "Qual a minha missão no mundo?". Estas respostas vão sendo formadas na medida em que vivemos e nos relacionamos e a partir das nossas experiências vamos formando conceitos sobre nós mesmos, sobre os outros e as situações que vivemos.
O autoconceito é a percepção que temos de nós mesmos e se desenvolve a partir das nossas experiências em interação com os outros e da reação dos outros ao nosso comportamento. Assim se formam as crenças sobre nós mesmos, aquilo que acreditamos que somos ou não capazes de realizar, o quanto valorizamos ou desprezamos nossas habilidades e potencialidades ou se acreditamos que somos merecedores de algo. Portanto, o autoconceito está diretamente ligado à autoestima, a qual é o resultado da avaliação de nós mesmos a partir das nossas experiências, que são muito vastas, pois desempenhamos diferentes papéis na vida, somos pais, filho, amigo, esposa, marido, profissionais, alunos, etc., e em cada um deles somos o melhor que podemos ser. O importante é que eles estejam em harmonia.
E como a formação da identidade é um processo, o autoconceito pode ser alterado, modificado e melhorado a partir de novas experiências, alterações de crenças limitantes e pensamentos negativos, melhorando e desenvolvendo uma visão mais positiva sobre quem se é.
Desse modo, nossa evolução se baseia em estarmos sempre abertos para aprender e assimilar coisas novas e isso implica em autoconhecimento, ou seja, conhecer sobre si mesmo através das observações dos próprios comportamentos, sentimentos, pensamentos.
Que tal começar hoje um processo de mudança sobre seu autoconceito?
Construa uma imagem mais positiva de si mesmo e se torne forte o bastante para realizar seus objetivos e alcançar os seus sonhos.
Thays B. L. Araujo
Psicóloga CRP 08/12185
Hipnoterapeuta Ericksoniana
Nenhum comentário:
Postar um comentário