O Óbolo da Viúva


      Jesus estava sentado em frente ao local que, antigamente, as pessoas depositavam esmolas, o local se chamava gazofilácio.
Ele ficou a observar o modo com que as pessoas doavam seu dinheiro... Uns, ricos, doavam grandes valores em dinheiro; outros, nem tão ricos assim... doavam valores menores.
            E, assim, de pessoa em pessoa, a caixinha de donativos aumentava.
            Até que surgiu uma pobre senhora, ela era viúva e também era uma pessoa muito necessitada.
Mas ela, de bom coração, foi até ali e doou uma moedinha que equivalia a R$1,00 de hoje, o que para ela já era muito, mas muito mesmo.
            Jesus, então, chamou seus discípulos e comentou que de todos os doadores que por ali passaram, a doação daquela viúva era a mais preciosa, porque ela, embora tão necessitada, doou daquilo que lhe auxiliaria em seu próprio sustento.



Vocabulário:
Óbolo = pequena moeda da Grécia antiga, pequeno donativo, esmola.
Gazofilácio = local onde as pessoas depositavam esmolas.
Comentário sobre a Parábola que Jesus nos contou:
            Jesus nos ensinou e ensina, com essa pequenina história, que  aquilo que doamos é importante sempre; mas que devemos doar sem interesse algum e que também quando doamos aquilo que nos é extra, ou seja, aquilo que não irá nos fazer falta, tem uma importância menor do que aquilo que doamos e que nos auxiliaria.
            É assim: se temos 07 camisas, uma para cada dia da semana, se doarmos uma, não irá nos fazer falta; mas se termos 2 camisas, ao doarmos 1, ela nos ajudaria a não termos que lavar nossa camisa todos os dias. Daí, quem doa aquilo que auxilia a ele mesmo tem um valor mais precioso aos olhos de Deus.
            Jesus ainda nos mostra que,  mesmo sem qualquer dinheiro, podemos ajudar as pessoas, fazer o bem , sermos úteis de mil maneiras diferentes sem precisar de absolutamente nenhum dinheiro.

Nenhum comentário: