Nunca mais reinstale o Windows

by nando on Thursday 07 April 2005 , fonte: http://oui.com.br/n/index.php
 
 
Tanta gente reinstalando o Windows a cada 4 meses, e a solução é tão simples...

Eis o que eu faço para nunca precisar reinstalar o Windows XP:

1) Crio uma partição de 4 ou 5 gigabytes para conter somente o Windows e os programas instalados. Vamos chamá-la de C:

2) Crio outra partição muito maior para os arquivos pessoais. Seria até melhor que fosse mais de uma. Mas vamos chamá-la de D:

ATENÇÃO -- Pelo menos a partição D: deve ser formatada com o sistema de arquivos FAT32, porque o Linux até consegue ler o sistema de arquivos mais novo NTFS, mas não consegue gravar nele.

3) Após instalar o Windows e os programas e configurar tudo bonitinho, eu vou até a banca de jornais e por 10 reais compro um Live CD do Linux (por exemplo, o Kurumin ou o Kalango) que tenha o programa "partimage", o qual faz backup de partições inteiras, com compressão. E faz backup somente da porção utilizada, e não do espaço livre.

IMPORTANTE: A partição C: deve conter só o Windows e os programas instalados. Se colocar mais alguma coisa nela, perderá ao restaurar o backup.

Para garantir que os arquivos dos usuários não fiquem na partição C:, é preciso, para cada usuário, fazer o seguinte:
Meus Documentos / botão direito / Propriedades
Na primeira aba você deve digitar onde deve ficar o "Meus Documentos" do usuário atual. Escolha alguma pasta no drive D: e aperte o botão Mover.

O mesmo deve ser feito com o Desktop (área de trabalho) de cada usuário.
Pelo Windows Explorer, vá para C:\Documents and Settings\USERNAME\Desktop e mova essa pasta para o drive D:, de preferência para dentro do "Meus Documentos" criado no parágrafo acima.

O Windows XP é esperto, agora se você gravar algum arquivo na área de trabalho, ele vai para o lugar certo no drive D:

Se você ainda está comigo, agora vem a parte divertida.

4) Num momento em que eu tenha meia hora para gastar, dou o boot pelo Live CD do Linux (que não precisa nem ser instalado no HD) e monto a partição D: -- isto pode ser feito clicando no desktop do KDE, pelo menu de contexto. Ele cria um ícone no desktop para a partição, basta clicar no ícone para montá-la. Existem também várias outras maneiras de montar a partição. Tem que ser montada com permissão de escrita.

Aqui devo esclarecer como se chamam as partições no Linux. Aprenda por estes exemplos:
/dev/hda = primeiro disco rígido na IDE primária
/dev/hdb = segundo disco rígido na IDE primária
/dev/hda2 = segunda partição no 1º HD
/dev/hdb1 = primeira partição no 2º HD
/dev/hdc9 = nona partição no 1º HD na IDE *secundária*
...e assim por diante.

Somente a partição D: deve ser montada. A partição C: será lida de maneira mais crua e não deve ser montada.

Ao clicar no ícone da partição, abrir-se-á o Konqueror.

5) Vendo os meus arquivos no Konqueror, encontro ou crio uma pasta onde eu possa gravar o backup que faremos da partição C:
Por exemplo, a pasta que no Windows aparece como...
D:\backups\
...poderá aparecer no Linux como...
/mnt/hda2/backups/

6) Como administrador do sistema (usuário "root"), executo o partimage. Há pelo menos duas maneiras de fazer isto:
a) Abrir uma janela de console de root e digitar:
partimage

b) Abrir uma janela de console comum e tornar-se administrador digitando:
su
...e fornecendo a senha. Em seguida, rodar o partimage:
partimage


7) Dentro do partimage eu escolho compressão gzip e digito o caminho de onde vai ser gravado o backup, por exemplo:
/mnt/hda2/backups/drive-c-2004-12-31

8.) Informo qual a partição que será copiada.

9) Sigo as instruções na tela: Dou F5 para mudar para as próximas telas, até que o backup começa, informando o tempo estimado e o tamanho do arquivo de backup. Se você ocupou 2 gigas na partição C:, o backup deverá ter mais ou menos um giga, por causa da compressão.

Depois disso, todo mês, é só repetir a operação. Sempre que o Windows estiver funcionando direitinho, lembre-se de fazer um backup. Eu simplesmente vou apagando backups mais velhos.

No dia que você fizer alguma besteira, ao invés de perder um tempão reinstalando e configurando todos os aplicativos, é só repetir as instruções acima, porém escolhendo a função RESTORE ao invés de BACKUP. Eu já testei e funcionou perfeitamente.

Como eu mesmo estou fazendo backup da partição, eu posso desligar uma função do Windows XP -- o System Restore --, quiçá deixando-o um pouco mais rápido:
Botão direito em "Meu Computador" / Propriedades / System Restore / habilitar "System Restore on all drives"
Este recurso fica fazendo backup do registro do Windows e de outras coisas. ocupando um enorme espaço em disco.
Isto finalmente permite apagar aquela pasta maldita, "System Volume Information", que aparece em todas as partições!

Se você instalar o Linux noutra partição, pode fazer tudo a partir de lá. Mas como vimos, o Linux traz mais segurança e sanidade mesmo que você não o instale...
 

Nenhum comentário: