Mandalas e o Feng Shui Lógico

Post clonado de : http://blog.fengshuilogico.com/2008/08/19/mandalas-e-o-feng-shui-logico/



Nossa era está redescobrindo o mundo espiritual. Como uma nova Renascença, o ser humano hoje busca seu equilíbrio no conhecimento do antigo Oriente, berço dos estudos sobre o equilíbrio. Amor sem equilíbrio não é amor, então podemos dizer que também dos estudos sobre paz, realização e amor.
O interesse pelas mandalas representa esse anseio por paz e plenitude do ser humano atual.

O que são mandalas?

Mandala vem do sânscrito (idioma antigo da Índia) e significa integração harmônica entre toda a vida que existe no Universo. Representa o micro e o macrocosmo em harmonia. Normalmente representa uma figura organizada ao redor de um centro, a partir de desenhos geométricos e coloridos. As mandalas também ensinam que micro e macrocosmo estão interligados e que tudo começa a partir de um centro de referência.
Está ligada ao Tantrismo, uma forma de pensar que nos ensina a conviver em harmonia, com respeito e reverência por todas as formas criadas e transcendentes e busca o prazer sensorial puro (Para os puros, todas as coisas são puras. Bíblia Sagrada) onde nossos sentidos são estimulados pela contemplação a apreciar a Criação em todas as suas formas. A mandala representa esse pensamento. Assim, as mandalas são símbolos da harmonia que existe no universo.
Porém, o Ocidente também utiliza esse símbolo há muito tempo. Aqui recebeu o nome de rosácea. As antigas catedrais, como a Catedral de Chartres (França, séc. XIII) possuem em seu pórtico de entrada grande vitral em forma de rosácea.

Ros  cea   Viena - Ros  cea   Viena


Interior de capela dentro de um mosteiro na Áustria

O ba-guá utilizado no Feng Shui não deixa de ser uma mandala, e também se relaciona com a rosa dos Ventos, por sua relação com as estações do ano e os pontos cardeais:


Ba gu   Feng Shui L  gico   Hemisf  rio Sul 1 2 3 4 5 6 - Ba gu   Feng Shui L  gico   Hemisf  rio Sul 1 2 3 4 5 6

Ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul
Explicado no livro Feng Shui Lógico,Stela Vecchi, Ícone Editora, São Paulo, 2004

O que elas representam e como atuam?
Sabemos hoje que cada um de nós possui quatro “eixos”, quatro sistemas que precisam estar integrados para que nosso equilíbrio surja: corpo físico, corpo mental, corpo emocional e espiritual. Podemos dizer que essa integração só é possível através do sentimento de amor por Deus, por nós e pela humanidade. A mandala estimula essa integração dentro de nós e nos religa ao Cosmos.
Assim, a mandala é um símbolo milenar que representa exatamente essa integração harmônica entre o ser humano, o planeta Terra e o Universo.
Nos induz à meditação e Jung, responsável pela ponte psicológica entre o Oriente e o Ocidente, nos diz que quando a pessoa está atingindo seu estado de integração ela desenha naturalmente mandalas.
O poder da mandala atua através da harmonia que ela emite. Aumentamos seu poder quando colocamos mandalas que vibram beneficamente sobre nossa psique, isto é, quando nos identificamos com elas, despertando em nós sentimentos de calma, paz, sabedoria ou mesmo de disposição e ânimo. Isso dependerá do tipo de mandala e de suas cores.

Em quais cômodos elas podem ser colocadas?
Conforme seu desenho, cor, elas representam sentimentos como amor, sabedoria, proteção espiritual, guias espirituais com sua força e poder, a força da natureza, etc. Quem nos ensina os melhores locais para a colocação de mandalas conforme suas cores e desenhos é o Feng Shui, que possui um mapa de harmonia, o ba-guá, que também é uma madala: representa a harmonia entre o ser humano, a Terra e o Céu a partir de um centro. Em qualquer local, a mandala traz a força da harmonia e da proteção.
Porém, as mandalas que simbolizam proteção espiritual atuam melhor se colocadas de frente para a porta de entrada da casa e/ou também de frente para a porta de entrada do quarto de dormir, como uma proteção, com a frase atrás dela:
A Luz divina me guia e protege.

As mandalas devem ser personalizadas, de acordo com o que se deseja atrair?
Quando sabemos exatamente o que queremos atrair para nossas vidas, cada respiração, cada pensamento, cada sentimento que emitimos na direção correta, nos aproxima de nossas metas, que no fundo será a conquista de nossa felicidade, base para o verdadeiro amor manifestar-se em nossas vidas.

O universo é mental e a nova Física prova que nossos pensamentos criam nossa realidade e nossos pensamentos podem ser fortalecidos através de nossa intenção. Podemos fazer um pequeno ritual ao colocar a mandala: visualizar um Sol dentro de nós, brilhando e iluminando todo nosso interior, nos vermos muito felizes. Podemos ainda dizer um mantra ou a frase que iremos colocar atrás dela.

Para atrair amor, que cores e formatos devo utilizar em minha mandala? E para prosperidade? E saúde?
Para atrair amor:
As melhores cores são o rosa, o branco e pode ter laivos de vermelho.
No centro dela, se possível dar a idéia do número 2. Dois pássaros, duas flores, dois corações, por ex.
Melhor local: direção no quarto de dormir onde está o Sol por volta das 16h00, ou acima da cabeceira da cama.
Frases para colocar atrás dela:
Amor sempre me envolve e alimenta.
Amo, respeito e honro a minha pessoa.
Eu sou uma pessoa querida e amada por todas as pessoas da minha vida.

Para atrair Prosperidade:
Mandalas que tenham a cor dourada, vermelho, azul royal, laranja.
Que dêem idéia de riqueza.
Local mais indicado, se possível:
Direção onde está o Sol por volta das 9h30 da manhã na sala de jantar.
Frase para colocar atrás da mandala:
Sou abençoado com abundância de recursos materiais e espirituais em minha vida.

Para atrair saúde:
As mandalas que contém predominância da cor verde e que representam flores de todas as cores e plantas em geral.
O melhor local é o cômodo da casa que recebe os primeiros raios de Sol pela manhã, por volta das 6h00.
Ela estimulará a harmonia familiar e a saúde.
Frases para reforçar, atrás da mandala:
Desenvolvo relações harmoniosas e de apoio com meus familiares.
Sou uma pessoa muito saudável.
Tenho excelente saúde.

Para aumentar o efeito das mandalas segundo as áreas do Ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul, veja matéria neste blog:

http://blog.fengshuilogico.com/2009/01/16/bagua-aplicado-pelo-metodo-solar-das-quatro-estacoes-feng-shui-logico/
conhecendo assim mais informações sobre as áreas de sua casa em relação à incidência de luz solar que recebem e sua correpondência com as áreas em sua vida e de sua família.


Stela Vecchi




Powered by ScribeFire.

3 comentários:

Unknown disse...

Oi, adorei esse post sobre o feng shui ... bah nem sei se é assim que se escreve, deu branco.

Olha, acho muito bom ter fé e fazer as coisas acontecerem...é isso ai!!!!!

Vou mandar mais coisas pra a minha parte do blog...porque Tai só tem três...vamos aumentar isso ai...valeu pelas dicas de mandala e cores....

Lauro Ernesto disse...

Show de bola estas coisas de mandalas..te indico o Blog da Monica, http://monicachavesmandalas.blogspot.com
bj

Mônica Chaves disse...

OBRIGADA LAURO POR SUA INDICAÇÃO...
FIQUEI SUPER FELIZ!!!!

UM ABRAÇO!

MÔNICA CHAVES