Twitter como ferramenta para aumentar suas vendas..



Em algum momento de sua leitura de e-mails, ou de sites que estão no seu bookmark, ou até mesmo em sua revista preferida , ou no seu jornal de leitura diária você já deve ter se esbarrado com a estranha palavra TWITTER..Mas o que ser este bicho Twitter? è uma rede social e um microblogging, que foi criada em 2006 , por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet", por permitir aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web ou por SMS.

No meu caso, eu uso o twitter para seguir pessoas do meu ciclo social, de rádios que escuto, de jornais e sites de noticias, mas podemos encontrar pela rede vários cases de empresas que já se utilizam do twitter para divulgar seus produtos..Como este case relatado na descrição do Twitter pelo wikipédia:

" No Brasil, o destaque da mídia para ações publicitárias no Twitter tem sido para a venda de um apartamento realizada pela construtora Tecnisa. O perfil da empresa no Twitter foi criado em 20/02/2008, mas, somente em 13/07/08, começou a ser utilizado para uma divulgação. Tratava-se do lançamento do Acquaplay, em Santos. Em 23/02/09, Romeo Bussarello, diretor de Marketing da empresa chegou a afirmar: "usamos para comunicar lançamentos e novidades (...) Tenho consciênciade que não vou vender um apartamento via Twitter." Porém, cerca de 4 meses depois, a construtora concluiu a primeira venda por meio do Twitter. A promoção realizada na rede social oferecia R$2.000,00 em vale-compras, além de armários e cozinhas planejados, somente para as compras geradas por meio desta forma de contato. A oferta levou o consumidor a efetivar a compra de uma unidade de três suítes no empreendimento Verana, localizado no Alto da Lapa, em São Paulo, ao custo de R$ 500 mil.“Provavelmente este é o produto mais caro vendido pelo Twitter no mundo. E, com certeza, é a primeira venda concretizada por uma empresa do segmento da construção civil, utilizando redes sociais. Esta conquista inédita fortalece nossa estratégia de divulgação on-line dos imóveis. Afinal, conseguimos um excelente resultado com um baixo investimento”, afirmou Busarello. "

Um outro case de utilização do Twitter, conforme narrado nosite da Directlabs, é a Dell, maior empresa distribuidora de computadores do EUA e uma das que mais inovam em mídias sociais, viu no Twitter uma nova maneira de se relacionar com seus clientes.

Atualmente, ela faz vários usos do Twitter. Entre eles, divulga promoções exclusivas para quem segue o @DellOutlet, exibe as atualizações do seu principal blog oficial no @Direct2Dell e promove as ideias enviadas pelos usuários na sua ferramenta de brainstorming colaborativo, o IdeaStorm, no @IdeaStorm.

Tudo isso, unido a algumas estratégias interessantes, como seguir apenas os twitters da própria empresa (divulgando as outras contas), fez com que a Dell atingisse ótimos resultados: uma quantidade admirável de followers (mais de 185.000 no @DellOutlet e mais de 2200 no @Direct2Dell) e o faturamento de US$ 1 milhão em rendimentos.

Também utilizando essa rede social, a Direct Labs criou para a Aliz um twitter para divulgar as vagas de emprego da empresa. A iniciativa teve uma boa repercussão na mídia e foi veiculada em vários canais como na ExamePME, na INFO Online e no IG Empregos. Hoje, o Twitter da Aliz já tem mais de 300 followers e não para de crescer.

No site Twarketing encontramos empresas segundo a revista Fortune utilizam o twitter, e muitos cases de marketing utilizando-se do twitter.

Pensando no crescimento do uso do Twitter pelas empresas o site lançou um guia que ensina as empresas a usar o serviço. De forma bem didática, o site é dividido em dicas que explicam os termos básicos, apresentam as melhores práticas e mostram estudos de casos bem-sucedidos.

A companhia área norte-americana JetBlue é um dos exemplos apresentados no guia. A empresa usa o serviço para ouvir os seus consumidores e informar sobre novos serviços.

Na parte de melhores prática, o guia destaca três itens:

1 – Pense no Twitter como um lugar para construir relacionamentos

2 – Entenda a natureza de tempo real do Twitter

3 – Passe a medir o valor do Twitter

Você pode ler o guia completo no site do Twitter. (em inglês)
fonte: IDGNOW

No site e-commercebrasil têm uma breve análise sobre o uso do twiiter e considera 3 pontos para o uso no e-commerce:
levar os seus leitores aos produtos (lançamentos, ofertas…), informar seus leitores sobre promoções da loja ou tirar dúvidas em tempo real servindo como um centro de atendimento público.

Alguns cases de uso do twitter:
Independente do ramo da tua empresa, pode ser comércio, industria, prestação de serviços, escritório contábil, escritório de profissionais liberais, escola de idiomas, escola de informática, academias, estudio de pilates, você pode estar utilizando do twitter como uma ferramenta ágil para difundir e vender o seu produto. Afinal é uma ferramenta grátis, que não pode ser considerada como spam, e você só recebe aquilo que desejas ler.




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