Crie sua rede Wi-Fi a partir de um modem 3G

Artigo postado em 2007 no Mundo Wiifi http://www.mundowifi.com.br/forum/showthread.php?t=6499

Novo aparelho três-em-um funciona como roteador portátil sem fio e pode conectar até 32 usuários 


As redes Wi-Fi, que disponibilizam o acesso sem fio à internet em pequenas áreas — também chamadas de hotspots —, já são uma opção bastante difundida entre os usuários, principalmente de notebooks. Mas, para ganhar mais mobilidade, esses usuários também estão optando pela tecnologia 3G, que oferece o acesso em banda larga onde houver cobertura da rede de telefonia celular de sua operadora. A novidade é que essas duas tecnologias agora podem ser complementares, beneficiando os usuários que desejam compartilhar seu acesso 3G com outros computadores, smartphones e todo tipo de aparelhos que podem ser usados em conexões Wi-Fi.

Essa nova combinação de redes 3G e Wi-Fi é possível com os novos roteadores 3G que começam a chegar ao mercado brasileiro, com a popularização dessas duas tecnologias de acesso sem fio. Um bom exemplo desse avanço tecnológico é a chegada do Windy31, um roteador portátil para notebooks ou PCs em formato de pen drive. Lançado no mercado brasileiro pela Casemall (www.casemall.com.br), o dispositivo também tem funções de placa de rede e access point (ponto de acesso, que cria um hotspot). O pequeno e prático roteador portátil funciona ao ser conectado a qualquer porta USB do computador.

O Windy permite, entre outras possibilidades, a criação de uma rede Wi-Fi a partir de uma conexão com modem 3G de qualquer operadora de telefonia, compartilhando a internet de um notebook ou PC para outros dispositivos. Esse recurso é muito útil, por exemplo, quando, na ausência de internet Wi-Fi num local, se tem vários equipamentos (notebooks, smartphones, etc) que podem acessar à internet, mas apenas um modem 3G conectado ao computador, situação muito comum em viagens de negócios ou reuniões de trabalho.

Com o dispositivo, é possível compartilhar a rede com até 31 aparelhos usando apenas uma conexão via telefonia celular. A única restrição fica por conta da qualidade desse acesso — que, em se tratando de tecnologia 3G, ainda deixa ainda a desejar em termos de velocidade, dependendo do bairro ou região onde o usuário da telefonia celular esteja. Se a conexão não for rápida, ficará ainda mais lenta ao ser compartilhada com vários computadores.

Uma vantagem do dispositivo Windy 31 é que ele trabalha também no modo receptor, funcionando como uma placa de rede Wi-Fi para atender a necessidade de notebooks ou desktops que eventualmente não tenham chipset com wireless integrado. O equipamento, que tem preço sugerido de R$ 200, é compatível com portas USB 2.0 e pode ser usado em computadores com os sistemas operacionais Windows XP e Windows Vista.


Nenhum comentário: