Divagando com a " Arte da Guerra"


            A vida é uma eterna guerra, uma guerra interna, uma guerra na luta o conhecimento, uma guerra na busca de uma instabilidade, uma guerra de ideais, e por que não uma guerra de afinidades.

           Para todos estes momentos precisamos de armas adequadas para entrar nestas guerras, e quando tu se vê solitário numa batalha qualquer tática é usada, sem escrúpulos, sem receio de atravessar linhas , que se tivesse bem seguro de tudo que se passa em volta tu não faria.
         
           Como diz Sun Tzu  no seu A Arte da Guerra:

 "Assim, a arte da guerra é governada por cinco fatores constantes, a serem tidos sempre em conta nas deliberações tendentes a determinar as condições a obter no campo de batalha.
 
Esses cinco fatores são:  a Lei Moral,  o Céu,  a Terra ,  o Líder ,e o  Método e Disciplina

....
Estes cinco fatores devem ser familiares a todo o general. Aquele que os conhecer será vitorioso. Aquele que os desconhece, verá a sua perdição."

          Algum momento  a gente se esquece de alguma destes fatores, e as batalhas se vão..Quando tu vê, a batalha final esta terminada, aqueles que tu escolheu como aliados , não estão mais no teu lado, você perdeu as forças, e a guerra é dada como acabada..Sem você ter feito nenhuma movimentação, mas teus planos foram mal traçados, e quando precisou  escolheste mal a forma de lidar com as indiferenças do campo de batalha.

          O jornal da Globo esta  passando uma série de reportagens sobre a vinda da Monarquia Portuguesa para o Brasil , a de hoje foi  um relato de como o exercito Britânico e Português dizimou a invasão Francesa  naquela  época, de como Napoleão mal conduziu a sua tropa sobre terras lusitanos, fazendo com que seus soldados lutassem famintos, e subnutridos..Mostrando que não adianta se achar o mais forte, tu têm que se preparar para toda  temporada que estiver em batalha.

         Tu podês até errar nos seus planos, mas a correção de rumo deve ser sempre um ponto principal a ser analisado no final de cada dia, aceitar os erros é uma forma correta de se preparar para novas etapas.

        No momento que estabelecemos metas e promessas com seus aliados devemos sempre respeitar o segundo, pois  o mais importante  é manter o respeito com quem esta no seu lado,  e suas promessas sempre serão lembradas.

        Se tua guerra foi perdida, olhe para tudo que ficou, veja se valeu a pena, tente curar as feridas com os aliados que  ficaram junto a você, esqueça aqueles que  ficaram para traz.De uma ultima olhada, e siga..Tente aprender com que  passou..E nunca esqueça o significado da Lei Moral, ela deve ser aplicada tanto aos aliados como as  oponentes..



     

Nenhum comentário: