Como Fazer Sucesso com ou sem Crise

É muito comum, em tempos de crise, as empresas e sua diretoria ficarem sem ação, esquecendo-se dos diversos recursos que se encontram em sua volta, principalmente o recurso da inteligência permanente na sua organização, “ sua equipe de colaboradores”, exatamente por isso que a nova formatação verbal, exclamada nos tempos modernos é a de “ colaborador “ por ser aquele que colabora e realmente pode ajudar a sair da crise e alcançar o sucesso. Muitas vezes também chamado de “ funcionário “, por ser aquele que funciona, é isso mesmo, ele funciona quando é solicitado pelo líder a fazer alguma tarefa, mas jamais a pensar. Quanto desperdício remunerado!


Outra nomenclatura, também comumente utilizada, é a de “ empregado “, aquele que recebeu um emprego em troca de salário, sendo a sua maior e única preocupação ganhar o dele no final do mês.
Em minhas andanças, como consultor, tenho observado uma prática equivocada nos tempos de crise. Muitas empresas não perceberam que o cenário da gestão empresarial ( mercado, cliente, processo, produto e colaboradores ) está totalmente mudado, utilizando receitas velhas para novas crises como:

  • desenvolvendo novos produtos, sem saber o que o mercado gostaria de comprar;
  • fixar preços sem saber o quanto o cliente está disposto a pagar pelo produto;
  • vender mais produtos para velhos clientes;
  • manter o processo produtivo em grandes quantidades, com produção de estoque;
  • subutilizar a inteligência existente ( colaboradores ), sem abertura para idéias e inovações.
Pense nisso! O que a sua empresa está fazendo de diferente para situações divergentes.

Deixarei para outro momento o campo da gestão, dedicando-me a uma reflexão do sucesso para os colaboradores, que indiretamente será fator contributivo e decisivo para um bom resultado empresarial.

O SUCESSO está ao alcance de todos os mortais, e sua receita é bastante simples, basta misturar e cultivar diariamente seis ingredientes dentro de você:


1- AUTO-ESTIMA

– Quem tem auto-estima baixa dificilmente consegue alcançar o sucesso. É que ela funciona como um termostato dentro denós ( está sempre na média ). Quando seu rendimento começa a subir, você cai e volta para a média. Se aumentarmos a nossa auto-aceitação, acreditarmos mais no nosso potencial, o mundo passará a oferecer maiores oportunidades.


2- COMUNICAÇÃO

– Use palavras de fácil compreensão. A comunicação deve ser sempre simples e objetiva, todos nós julgamos e somos julgados por quatro elementos: Aparência, Profissão, O que Falamos e Como Falamos.


3- METAS

– Num estudo feito na Universidade de Harvard ( EUA ) apenas 3% dos alunos tinham metas definidas e detalhadas por escrito. Vinte anos depois , esses 3% fizeram mais sucesso que os outros 97% juntos.


O sonho se transforma em meta quando você estabelece uma data para ele acontecer.

Mas, calcule limites de tempo realistas. As metas precisam ser bem diversificadas ; profissionais , físicas , familiares, etc.


Faça com que as metas sejam maiores do que você imagina ser capaz de conseguir.

Pense grande. “ Quem mira na lua e erra o alvo , ainda estará entre as estrelas.”


4- ATITUDE -


O que conta não é o que acontece com você , mas como você reage ao que acontece. Se interpretar como uma coisa
boa vai ser mesmo algo bom. Pontualidade também é uma questão de atitude . Nos dias de hoje , tempo significa dinheiro , e , sucesso.
Os problemas são nossos melhores amigos. As grandes sacadas acontecem durante a resolução de um problema ou uma crise. E todo o problema apresentado traz consigo a semente de sua resolução.


5- TRABALHO – O único lugar que “ SUCESSO” vem antes de “ TRABALHO” é no dicionário. Para fazer sucesso , vai ter de trabalhar muito. Um dos maiores erros é pensar que está trabalhando para os outros. Você está trabalhando para o seu sucesso , progresso , crescimento e realização.

A empresa lhe dá as condições , mas o sucesso é seu. O segredo não é fazer o que se gosta , mas gostar daquilo que se faz.

Não deixe tudo por conta da “ sorte “. O que costumamos chamar de sorte é , na verdade , o encontro do preparo com a oportunidade.

6- AMBIÇÃO – Sem ambição nem adianta ter os outros cinco. Esteja envolvido com as metas, mas não deixe a ambição se tornar doentia. Com o sucesso, virão naturalmente algumas críticas e se você não gosta de críticas, só há uma fórmula para se manter sempre longe delas : NÃO FALE NADA , NÃO FAÇA NADA , NÃO SEJA NINGUÉM .


Mas não é isso que você está querendo , certo ? Então , vamos ao sucesso!!!


Prof. Jefferson Leonardo.

http://www.jeffersonleonardo.com.br/

Nenhum comentário: