Meu Mundo...


Eu moro numa ilha, o ponto em azul no mapa é a minha casa,a Ilha da Pintada em Porto Alegre.Como podem ver a extensão do bairro deve ter seus bons 5 Km ou mais..Passei a maior parte da minha vida nesta Ilha, ou seja meus 40 anos, as mesmas pessoas que eu conheci na minha infância continuam morando aqui, volta e meia eu encontro minhas professoras do tempo do ensino fundamental...
A Ilha tem atualmente mais de 7000 habitantes, a maioria trabalhadores , uma boa parte de pescadores, ou descendentes de pescadores..Podemos encontrar na Ilha uma escola estadual que tem desde jardim até o Ensino
Médio, uma escola estadual com ensino fundamental, uma escola infantil do Município de Porto alegre,tem um super mercado, uma farmácia, vários butecos, 2 retransmissoras de rádio( Guaíba e Pampa), um a Central digital da Brasil Telecom, uma antena da Vivo, um Telecentro, uma estação de tratamento de água do DMAE, todas ruas da Ilha são asfaltadas, tem uma igreja católica e várias evangélicas, uma praça, um CTG, uma Colônia de pescadores, algumas locadoras de vídeo, algumas lan houses...
Tu deve estar perguntando:" Tu mora num bairro de Porto Alegre ou n
uma cidade do Interior??" è um bairro de Porto Alegre..Este é meu mundo...
Um lugar que tu anda pelas ruas e sempre da um Oi, um olá, ou tu escuta ou pergunta:'Como vai fulana(o)?".Quando alguem passa num vestibular, as pessoas ficam dando parabéns por dias, quando alguem casa, sempre se tem comprimentos e comentários sobre a festa, ou os 15 anos da filha do Fulano, ou nascimento de tal criança, ou a morte do fulano(a).. Quando eu prestei meu primeiro vestibular, não passei, mas fui na festa das tintas, vim no ônibus todo pintado, e todo mundo dando parabéns..Não ia estragar a alegria dos outros e dizer que não tinha passado...mas quando me formei , recebi por dias comprimentos pela nobre honra de ser chamado Engenheiro Eletrônico, grande bosta ..mas é minha graduação..No período que estudava na PUCRS, eu era professor particular de Matemática e Física..hoje em dia vejo muitos dos meus alunos terminando cursos de Direito, Administração de Empresas, Tec. em Enfermagem,e vai lá outros cursos..È legal saber que tu pode ajudar alguem na vida, e a maioria deles eram fraquinhos nas matérias, o que mais me orgulha, porque até hoje sou lembrado por ter ajudado..mesmo sentimento tive quando ministrei aula na UFRGS, pois um semestre antes eu era um colega de engenharia, e noutro tava dando aula..Dando conselhos , ajudando a gurizada..No mestrado não foi diferente, na primeira semana me escolheram como representante dos alunos e fiquei durante 1 ano e meio..não vale nada, mas gostava da função..
Meu mundo é este, estranho para muitos, afinal como alguem pode pensar que tu pode ser amigavel , simpatico com pessoas que tu nunca viu , por simplesmente spegar o mesmo onibus, andar pelas ruas e trocar comprimentos e sorrisos, por ser pessoas que tu viu crescer ou que te viram crescer, que foram colegs de escola dos teus pais ou tios, que são conhecidos de igreja, de balada..é assim..um tratamento de cidadão de cidade de3 interiro num bairro de Porto alegre..
Não explica muito o jeito de cada um ser, mas dá para se ter uma ideia que as pessoas podem ser diferentes das pessoas que moram em ruas cinzentas, em predios sem vida, que as pessoas pegam o mesmo elevador e não sabem os nomes, que se encontram em supermercados mas tem medo de se comprimentar,ou aceitar comprimentos de pessoas estranhas aos seus mundos..
Não é perfeito este meu mundo..mas é algo diferente do que você pode estar acustumado..






Nenhum comentário: