Conversa com a Lua

Vejo-te tão bela e tão distante

Ó lua, a seguir-me na noite

Espreitas-me os passos, mas nada dizes

Somente me olhas...

Quem és tu, ó lua, que desapareces no dia

E vens clarear a minha noite escura?

Quem és tu, ó lua, que me vigias?

Anjo de luz na caminhada dura?

Sinto-te como mãe-gentil, ó lua

Cuidando as tuas crias, mesmo que de longe

Mão nem sempre vista, pois se esconde

Mas que tudo vê...

Dize-me os teus mistérios, ó lua

Por que, quando te quero, tu não vens?

Por que ando em cima de pés, e tu flutuas?

Por que me dás o luar

e eu nada tenho pra te dar...

Vejo-te surgir detrás do monte

Vens majestosa e altaneira

Que sou eu perto do teu desponte?

Responde-me, ó lua...

Por onde andas quando não me vens?

Beijas a outrem quando não me estás?

Dize-me, astro radiante, mais que um bem...

... te encontras com quem?

Ó lua, amo-te desde os tempos de criança

Gostava de te ver chegar

Mas não via quando ias embora

Quando acordava, o sol estava em teu lugar...

Não sei ao certo quem tu és, quem é o sol

Só sei que vivo aqui embaixo iluminada

Por tanta claridade que o firmamento tem

Chego a pensar que a luz é de mim que vem...


Cartas de Alforria Seleção III

Regina Coeli Rebelo Rocha

Nenhum comentário: