O Diamante


O velho marceneiro fecha sua loja, e se dirige ao seu lar, mas hoje ele sente vontade a caminhar pela praça , o dia esta lindo, com um tom avermelhado neste final de dia como nunca se viu na sua pequena cidade.
Ao caminhar pela praça o velho percebe num banco um rapaz com olhar triste, olhando para o lago situado no centro da praça, mesmo sendo um dos mais antigos na cidade, o velho não reconhece o jovem, mesmo assim ele se aproxima do banco .

- Boa tarde meu jovem!!Me permite lhe fazer companhia?

O Jovem leva um tempo para responder, fica perdido nos seus pensamentos, ao perceber o senhor ao seu lado, ele lhe autoriza com o balançar da cabeça.

O velho preocupado pelo olhar do rapaz começa a puxar assunto:

- Meu jovem, percebo que não é desta região, e me desculpa a abordagem, mas fiquei preocupado com teu jeito triste, e nestas horas um bom papo sempre ajuda.

O jovem sente que aquele estranho fala com razão, tem momentos que é melhor conversar com um estranho do que um conhecido, e naquele momento longe de tudo que conhece, não teria por que não aceitar a conversa.

- Obrigado, é verdade não sou desta região , estou a caminho de uma cidade próxima a procura de emprego, pois na minha região existem poucas oportunidades.

O velho agradece a confiança do jovem com um sorriso.

- È verdade meu jovem, a situação do nosso país nos força a buscar oportunidades longe do nosso lar, ultimamente tenho visto passar pela nossa cidade vários jovens como você. Mas isto é o motivo que lhe deixa triste? Saudades do teu lar? Dos teus familiares?

-Não meu senhor, o fato de buscar novos rumos na minha vida não me fazem ficar triste, quanto aos meus familiares e amigos sei que estarão torcendo por mim,e assim que eu arrumar meu emprego irei visitar eles. Na verdade, acordei hoje e percebi que o tempo passa mais rápido que desejamos, e que muitos conceitos são desfeitos por causa disto...

- Meu jovem, o tempo e senhor de tudo, sempre terá oportunidade de traçar novos rumos na tua vida, e com isto refazer seus conceitos ou buscar novos.

- É verdade, mas aquilo que eu perdi pelo tempo ter passado e eu não ter realizado certas conquistas, nunca seram conquistados novamente, esta oportunidade foi me dado pelo destino, mas por meus erros eu perdi.

O velho surpreende com as palavras do jovem, e percebe uma tristeza profunda na alma do rapaz.

-Meu jovem, tu deves ter teus motivos para estar assim, mas tu podes lutar pelo teus sonhos, e não deixar que um tropeço lhe deixe com a sua alma sem brilho. Você pode buscar a felicidade em muitos exemplos, afinal felicidade depende de tão pouca coisa..ser feliz é um estado de bem com a vida..é conseguir acordar e poder sorrir , sabendo que nem tudo que tu desejas foi alcançado, mas sabes que tens uma base para poder atingir..
As pessoas baseiam muito que a felicidade esta baseada em conceitos étnicos, estéticos e financeiros..Se você tem um altura média, não poderá se sentir infeliz porque alguem acha mais interessante uma altura acima de 1,80m, ou porque alguem tem olhos de cor diferente dos teus , ou porque atingiu uma maturidade financeira diferente da tua. Se você olhar para a natureza ira perceber que um diamante não deixa de ser belo por que ele tem tamanho diferente, cada um tem seu brilho próprio, vai do dono dele escolher o momento certo de usa-los.

O jovem senti uma alegria ao escutar as palavras do senhor e percebe que muito do que acredita esta sendo comentado por ele.

- O senhor tem razão!! Tem horas que sentimos que a vida passou por não termos realizados certas coisas na vida, por não termos certas características físicas, ou não termos a condição financeira certa para certo momento . Muitos fatores não dependem de nós, e sim ficamos expostos a desejos alheios..Como o senhor fez a comparação com o diamante, nem todos são iguais, mas tem sua beleza própria e brilho intenso. Eu encontrei o diamante mais perfeito do mundo, e na minha vida já tive oportunidade de ver muitos, mas este , mesmo tendo ranhuras pelo uso e atritos , ele era lindo..

O velho percebe que jovem começa ter um brilho no seu olhar quando fala do diamante.

- Possivelmente, tu não iras encontrar mais um diamante como este, mas terás oportunidade de encontrar outros, belos e com brilhos distintos, mas este que te deixa saudoso, é único, e assim que a magia da pedra lhe atinge você nunca esquecerá dela, mesmo tendo ranhuras e imperfeições, ela sempre pertencerá aos teus pensamentos. Certa vez, recebi na minha loja um velho garinpenheiro , que não desgrudava de uma velha foto de um diamante, mas um dia ele me mostrou e tinha escrito atráz da foto o trecho de uma oração antiga.
"Senhor, faça do amor o meu mestre, para que eu o siga; faça dele meu destino, mas não o meu senhor"
Questionando a ele sobre a foto, ele respondeu que se tratava da ultima pedra de diamante encontrada por ele,e que a oração lhe servia de fonte de inspiração para continuar a vida sem a pedra.

O jovem agradece com sorrisos as palavras, e percebe que o dia esta se indo e que precisa seguir o caminho. O velho também nota a falta de claridade que lhe chamou atenção ao sair da loja.

Ambos se levantam do banco e se despedem, e seguem seus caminhos opostos..Mas por um momento o jovem olha para traz e vê o velho com uma foto na sua mão e percebe uma lágrima, entretanto vê um sorriso, mostrando que ele sorria com a alma.


Nenhum comentário: