E quando o céu é o limite?

“Subamos!/ Subamos acima/ Subamos além, subamos/ Acima do além, subamos!”, já dizia o poeta Vinicius de Moraes. Ambicionar é assim: um ir além. É querer mais. Mais autoconfiança, mais aventura, mais qualidade nos relacionamentos. Mais sucesso. E nada disso precisa ferir a ética.A ambição saudável tem a ver com o entusiasmo pela vida. E você pode cultivá-la sem perder a amizade ou atropelar colegas, batalhadores como você.
TEXTO: ERIKA KOBAYASHI
URL:http://bonsfluidos.abril.uol.com.br/edicoes/0087/09/09.shtml

O adjetivo costuma gerar polêmica. “Ambicioso, eu?”, há quem se sinta constrangido quando perguntado a respeito. Devido a uma certa inadequação no uso, a palavra – associada a sucesso, dinheiro, status – pode sugerir uma ética pessoal duvidosa. Também diz respeito a esforços hercúleos até chegar ao topo do sucesso. Mas, se afastarmos essa imagem do vilão que faz de tudo para subir na vida, enxergaremos uma possibilidade de ambição mais transparente e útil, relacionada a ânimo, desejo, aprimoramento. Em síntese, uma ambição virtuosa cultivada até por sábios budistas. Eles entendem esse sentimento como algo fundamental para a plenitude. “É bom acreditar no potencial de realização. Para nós, a ambição é importante porque queremos atingir a iluminação”, diz o lama brasileiro Michel Rinpoche, que aos 12 anos decidiu morar no Monastério da Sera Me, no sul da Índia, depois de ter sido reconhecido como a reencarnação de uma linhagem de lamas tibetanos.
Na prática, esse querer se expressa por outras vias. Há quem sonhe com encontro espiritual, melhores relacionamentos, qualidade de vida, conquista material... Cada um tem sua prioridade. E detalhe: para isso, o conflito não é obrigatório e ambicionar pode ser algo leve. “É possível crescer sem machucar ninguém. Nem a nós mesmos”, diz a consultora australiana Caroline Ward. Na carreira, o desejo de promoção pode ficar longe do sacrifício: “Quando uma pessoa faz o que gosta, é natural que seja bastante comprometida e inevitável que consiga uma posição de destaque”.
Agora, então, chegamos às perguntas- chave: você está satisfeito com a vida que leva? E onde gostaria de melhorar? Para ajudar nesse caminho – em que a ambição tem mais a ver com o entusiasmo do que qualquer conceito negativo –, entrevistamos especialistas de diferentes áreas. Reflita com o lama, o filósofo e a educadora e aproveite para examinar alguns comportamentos com as orientadoras de carreira.

....

A força de cada passo
Estar certo de seu objetivo e ter persistência são dois passos fundamentais para atingi-lo.
Há sempre uma pessoa assim: apesar de esforçada, ela nunca concretiza seus sonhos. Se procurar bem o motivo, talvez seja um desacerto nas escolhas. Lama Michel, em sua linguagem budista, compara a conquista de um objetivo com uma caminhada rumo à montanha. “É preciso ter calma para almejar a montanha certa.” As metas têm de estar relacionadas com as potencialidades de cada um. “É importante nunca parar de caminhar e ter consciência de que a cada dia se dá um passo em direção a essa montanha, sem perdê-la no horizonte.” O esforço e a persistência são fundamentais.

"Eu peguei da matéria o tópico que tinha mais haver com que eu tava buscando.."

Nenhum comentário: