Recupere suas energias cochilando



Quando eu ainda estava na universidade, eu tinha um horário meio maluco. Eu dormia por volta das duas da manhã e acordava em volta de sete, sete e trinta da manhã. Durante o dia eu era movido à café, mas na hora que eu chegava na universidade e ficava sem cafeína o sono batia com força. Minha solução para isso era tirar pequenos cochilos antes das aulas, muito pequenos mesmo. Pequenos a ponto de praticamente ficar alerta.

Hoje, vasculhando á internet, encontrei este artigo à respeito de cochilos que dá como exemplo a volta ao mundo de avião, solitária e sem escalas, que o bilionário Steve Forssett deu, ressaltando que nas 67 horas que levou para completar o intento, ele dormiu apenas 60 minutos, espalhados em curtos cochilos que iam de dois a três minutos.

Todos, não importa o nível de stress, tem a capacidade de cochilar. Mas as condições precisam ser corretas. A Dra. Sara Mednick, que publicou o livro entitulado "Take Back the Nap!" dá algumas dicas.

1. A primeira coisa a se considerar é o aspecto psicológico. Concientize-se de que você não está sendo preguiçoso; quando você acordar do cochilo, você estará mais produtivo e alerta;


2. Tente cochilar durante a manhã ou após o almoço; o ritmo circadiano humano(1) faz com que cochilos tirados ao final da tarde lhe coloquem em um sono mais profundo, o que lhe deixará grogue;

3. Evite consumir grandes quantidades de cafeína bem como comidas com muita gordura e açúcar, ambos atrapalham a capacidade de dormir;

4. Procure consumir alimentos ricos em cálcio e proteínas, eles promovem o sono;

5. Se você não estiver em casa, procure um local limpo e calmo. Eu tinha um colega de trabalho que costumar cochilar no arquivo morto da empresa;

6. Tente escurecer sua área de cochilo, ou use uma venda. A escuridão estimula a melatonina, um hormônio que induz ao sono;

7. Uma vez que você esteja relaxado e em posição para dormir, ative um alarme para lhe chamar no tempo desejado (veja abaixo).

Qual o tempo ideal de um cochilo

O Nano-Cochilo: de 10 a 20 segundos. Não existem estudos conclusivos apontando benefícios nestes pequenos intervalos de tempo. São aqueles pequenos cochilos que as vezes você tira assistindo televiisão.

O Micro-Cochilo: de dois à cinco minutos. É surpreendentemente efetivo para afastar o sono.

O Mini-Cochilo: de cinco á vinte minutos. Lhe deixa mais atento, mais ativo, facilita a aprendizagem e o desempenho motor.

O Cochilo Original: vinte minutos. Inclui todos os benefícios do micro e do mini, mas adicionalmente melhora a memória muscular (2) e limpa o cérebro de informações inúteis, o que melhora o desempenho de memória de longo termo.

O Cochilo do Preguiçoso: cinqüenta à noventa minutos. Inclui o sono profundo e o sono MRE (1), bom para melhorar o processamento perceptivo; quando o sistema contém hormônio do crescimento, ajuda á reparar ossos e músculos.

(1) Ritmo circadiano, o mesmo que ciclo circadiano, é um período de aproximadamente um dia pelo qual se baseia o ciclo biológico humano, por influência da luz solar.
(2) Memória muscular é a capacidade de aprender e aperfeiçoar através da repetição, certos movimentos. Logo, se sua memória muscular melhora, você poderá aprender à executar certas tarefas com maior facilidade.
(3) MRE – Movimento Rápido dos Olhos, é o período do sono em que a pessoa está efetivamente sonhando. É um sono leve e marcado pelos movimentos que dão nome a el

Nenhum comentário: