Solidão

"Existem momentos que temos que ser a melhor companhia para nós mesmos!" (Karin Klemm).

Somos seres que necessitamos de trocas, físicas, emocionais, verbais, não verbais, porém esbarramos em limitações. Não dá para negar que precisamos estar lincados em um mundo real e com vínculos, por isso temos animais de estimação, filhos, família, amores, colegas, amigos, os seja, precisamos dos outros de das relações.

Falar sobre solidão, sentimento que todos passamos, porém é saber lidar com ela é fundamental, aprender a transformá-la de um sentimento ruim, para um bom, onde exista o crescimento.

Li uma vez em uma matéria que solidão é como colesterol, se divide em boa ou ruim.

A boa é aquela que não é vivida com sentimentos de destruição, perda. É viver uma oportunidade de fazer algo que acompanhado (a) não seria possível, assistir uma TV calmamente, fazer um projeto, realizar um trabalho, ou seja, um proveito para realizações e crescimento, um momento para estudar, crescer, se reorganizar-se. Momento de aproveitar possibilidades, que quando acompanhados não é possível, nesse caso existe um ganho na solidão. Pode ser até um momento de perda, mas que permite uma experiência inédita.

Já a solidão ruim,  é extremamente destrutiva, leva a depressão, hipertensão, fora outras prováveis doenças como distúrbios de sono e imunológicos. É viver a ausência de companhia, mas com sentimento de privação, sensações de que fizemos algo errado, sentimento de exclusão, inadequação, isolamento e um grande vazio, que invade a alma, é aquela solidão que dói. Em geral esconde sentimentos de frustrações passadas.

Sendo assim estar só para um momento de crescimento é uma coisa, estar só para isolar-se é outra. Muitas vezes nos isolamos para nos punir, e nem sabemos do que.

Reclama-se de solidão, mas em geral não se busca o "não estar só", acabar com a solidão é identificar o que lhe falta (amores, amigos, melhor relacionamento familiar).

Reclamações como: "Não tenho amigos", "Não tenho ninguém" ou "Ninguém me liga", movimente sua energia, faça amigos, ligue para quem gosta, cultive.

Colhemos o que plantamos, se plantamos solidão, cada vez virá mais solidão (leia a lei da atração, está no Blog).

Se não cultivar amizades, companheiro (a), filhos, todos precisam de um tempo em nossas vidas, até nosso animal de estimação precisa do nosso tempo, pode não ser muito tempo, mas que o tempo que você tenha seja bem vivido. Saiba como lidar com o seu tempo e não se isole.

Caso veja que sua solidão ficou sem fim, busque mudar, busque ajuda, amigos, terapia.

Ser seletivo (a) demais pode estar escondendo uma intolerância, pense nisso!

Vivemos em um mundo de medos,  a internet é boa para comunicação, mas não é tudo, inter-relações com pessoas reais são necessárias.

A idéia de "Antes só que mal acompanhado (a)" pode privar a possibilidade de encontros bons e reais.

Invista em seu bem estar sempre, busque sempre estar feliz, detecte o que falta e mude, você tem o poder de mudar sua vida e seus pensamentos.

Você merece estar bem!

Sorte Sempre

Karin Klemm

Clonado de: http://karinpsicologa.wordpress.com/2007/03/31/solidao/

Nenhum comentário: