Tirando arranhão de CD’s e DVD’s


Se o conteúdo estiver preservado, é possível recuperar um CD/DVD arranhado fazendo um polimento da sua superfície plástica. Basta você polir a superfície de baixo do CD com pasta de dentes. Isso mesmo, pasta de dentes. Funciona que é uma beleza e você não irá gastar uma fortuna comprando kits de limpeza profissional. O polimento deverá ser feito esfregando suavemente um chumaço de algodão com a pasta de dentes até os arranhões sumirem ou então você perceber que eles já saíram ao máximo. Pode ser que a pasta de dente crie novos arranhões, mas esses serão superficiais que sairão facilmente depois. Após ter removido os arranhões, limpe o CD na água.

Se ainda existirem arranhões que a pasta de dentes não removeu, use um polidor de metais (Brasso), da mesma maneira descrita. Por fim, passe vaselina na superfície do CD, bem suavemente (não use força), no sentido de dentro para fora.


Eu não sabia da parte da vaselina, e quando me indicaram isso no passado, me chamaram a atenção à duas coisas:

  1. Usar pasta branca, ela é mais abrasiva que as pastas que contém gel
  2. Se precisar usar Brasso, *não* balance a lata, assim a parte sólida, à fim de minimizar o uso dos sólidos do produto, tornando-o assim menos abrasivo.

Nenhum comentário: