Essa dica vem integralmente da Linha Defensiva
O que é
O BankerFix é uma ferramenta remoção genérica para worms e cavalos de tróia que roubam senhas de banco, Paypal, Orkut e MSN. Essas pragas são brasileiras e seu principal alvo são os usuários brasileiros, o que torna infecções por Bankers, como são chamados, comuns.
Você geralmente é infectado por uma praga desse tipo ao executar programas oferecidos por e-mails fraudulentos, mensagens falsas no Orkut e links maliciosos em mensagens de MSN enviadas por usuários infectados. O Banker geralmente causa uma lentidão na navegação web, impossibilita (ou dificulta) o desligamento do sistema, cria janelas falsas quando são visitados sites de bancos, cria telas falsas para login no MSN e abre janelas com endereço “getwindowinfo”.
Pode ser uma boa idéia utilizar a ferramenta caso seu MSN ou Orkut estejam enviando mensagens automaticamente.
Como usar
- Faça o download da ferramenta clicando no link abaixo:
http://linhadefensiva.uol.com.br/dl/bankerfix - Salve a ferramenta no seu disco rígido.
- Caso seu antivírus possua algum bloqueio de scripts, é possível que ele alerte que a ferramenta é insegura. Este bloqueio existe porque, durante um tempo, muitos vírus eram programados em linguagens de “script”. O BankerFix também é criado nessa linguagem, mas não se trata de um vírus. De qualquer forma, o antivírus poderá alertá-lo com uma mensagem perguntando se você quer executar o script ou não. Certifique-se de permitir sua execução ou a ferramenta não irá funcionar.
- Dê um duplo-clique no bankerfix.exe
- Se você está executando ela pela primeira vez, uma mensagem pedindo para confirmar a existência de conexão com a Internet será exibida. Clique em OK.
- Quando o BankerFix estiver instalado, uma mensagem de confirmação irá aparecer. Clique em OK para executá-lo ou Cancelar para sair
- Se você executá-lo, uma janela de texto simples irá aparecer na tela.
- Feche todas as janelas e programas, com exceção do Banker Fix
- Clique na janela do BankerFix e aperte qualquer tecla. O BankerFix faz o resto sozinho
- Você irá receber uma mensagem informando se nenhum problema foi encontrado, se algum problema foi encontrado e solucionado ou se alguns arquivos infectados não puderam ser removidos
- Feche a janela
- Troque qualquer senha de banco, Orkut e MSN caso a ferramenta tenha detectado problemas no seu computador
Notas
- Se a ferramenta não conseguir remover algum arquivo, tente usar o Modo de Segurança ou apenas reiniciar e executá-la novamente
- A ferramenta foi criada em simples scripts BAT e VBS. Todo o código pode ser visto com qualquer editor de texto
Executando o BankerFix periodicamente
Você pode executar o BankerFix periodicamente usando seu mecanismo de atualização. Para fazer isso, vá até a pasta LinhaDefensiva em seu disco rígido (C:\ ou equivalente) e dê um clique direito no arquivo Iniciar-BankerFix. Selecione o menu Enviar Para e então Área de Trabalho. Isto fará com que um atalho para o BankerFix seja criado na sua área de trabalho.
Toda vez que você executá-lo, o BankerFix irá perguntar se você quer atualizar a ferramenta. Diga que sim. Se houver alguma atualização, ele irá pedir confirmação para instalá-la e após isso irá executar o BankerFix. As atualizações do BankerFix tem pouco mais de 10KB de tamanho.
Você precisa ser administrador do sistema para executar o BankerFix.
Executando o BankerFix em outros computadores
Um computador sem Internet dificilmente será infectado por alguma praga que o BankerFix remove, pois todas elas utilizam algum mecanismo da rede (sites, e-mail, mensagem instantânea) para chegar até o computador infectado.
De qualquer forma, você pode executar o BankerFix sem o mecanismo de atualização compactado a pasta LinhaDefensiva, que estará na raiz da unidade como descrito abaixo. Após descompactar, basta executar o arquivo ‘banker’ ou o Iniciar-BankerFix e pedir para que ele não verifique por atualizações.
Resultados
O relatório da ferramenta, informando sobre todos os arquivos detectados e removidos, fica no arquivo relatorio.txt, presente na pasta C:\LinhaDefensiva, onde C: é a unidade de onde a ferramenta foi executada. Por exemplo, se a ferramenta foi executada a partir de um disquete, a pasta ficará em A:\LinhaDefensiva.
A pasta LinhaDefensiva pode ser removida depois que a execução da ferramenta for finalizada, a não ser que você queira executar a ferramenta periodicamente (veja acima).
Nenhum comentário:
Postar um comentário